APEM: Colóquio Internacional em Coimbra: “Políticas Municipais para a Igualdade de Género – Planos Metodologias e Agentes”

A APEM, organização membro da PpDM, está a organizar, em colaboração com o Centro de Estudos Sociais, um Colóquio Internacional sobre “Políticas Municipais para a Igualdade de Género – Planos Metodologias e Agentes”, nos próximos dias 11 e 12 de maio, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

O principal objetivo do colóquio é encetar uma reflexão científica participada acerca das conceções, processos e resultados da transversalização da igualdade de género nas políticas locais, desenvolvidas pelos municípios portugueses. A territorialização das políticas de igualdade sexual será debatida, a partir de experiências concretas partilhadas por investigadoras, consultoras e pessoal técnico e dirigente que nas autarquias têm produzido diagnósticos e planos de ação de combate às desigualdades e à violência doméstica e de promoção da igualdade de mulheres e homens.

Em foco estarão quer as estratégias de mudança organizacional quer as de intervenção municipal nas várias políticas sectoriais. Pretende-se também que esta reflexão decorra numa perspetiva comparada, pelo que foram convidadas várias especialistas que partilharão a sua experiência sobretudo em Espanha, país em que as políticas locais de igualdade de género se iniciaram de forma mais generalizada e sistemática bastante mais cedo do que em Portugal.

O programa (PDF) do Colóquio está quase fechado, faltando incluir os municípios na sessão de apresentação das suas experiências, dificuldades, desafios e boas práticas na promoção da igualdade de género. A apresentação por parte de municípios expressamente convidados para o efeito será realizada através de uma sessão de posters (a ter lugar na tarde do primeiro dia do Colóquio, dia 11 de maio, às 16:30), que culminará numa mesa redonda com representantes de cada município.

APEM_coimbra_coloquio

1 comentário em “APEM: Colóquio Internacional em Coimbra: “Políticas Municipais para a Igualdade de Género – Planos Metodologias e Agentes””

  1. Bom dia, gostava de saber se vão enviar ou se podem enviar em suporte digital ou em PDF, todas as comunicações que foram realizadas no colóquio. Eu estou a pedir, porque foram para mim de tal importância que gostava de poder ler e reler, para tomar algumas medidas em relção ao meu concelho.

    Com o desejo dos melhores sucessos e agradecendo desde já,
    Rosa Maria Oliveira

    Responder

Deixe um comentário