Associação de mulheres da Polónia: Visita de job-shadowing à PpDM
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres acolhe delegação de uma associação de mulheres da Polónia em visita de job-shadowing entre 21 e 24 de junho no Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações.
A Stowarzyszenie Klub Kobiet Kreatywnych, Clube de Criatividade de Mulheres, da cidade de Cieszyński, está em visita à Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM). A delegação de 5 mulheres encontra-se em Portugal ao abrigo do projeto “Transnational mobility of nonvocational adult education staff” co-financiado pela UE, no quadro do Programa Operacional Conhecimento, Educação, Desenvolvimento do Fundo Social Europeu da Polónia.
O programa de acolhimento preparado pela PpDM inclui o conhecimento da sociedade civil organizada em Portugal na área dos direitos humanos das mulheres e raparigas e da igualdade entre mulheres e homens: da agenda consta a partilha de informação sobre a PpDM enquanto estrutura representativa, as suas organizações-membros, métodos e áreas de trabalho nas dimensões nacional, europeia e internacional.
Várias das organizações-membros e aliadas da PpDM apresentam alguns dos seus projetos específicos ligados à saúde e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e raparigas e violência masculina contra as mulheres e raparigas online e offline, nomeadamente a REDE de Jovens para a Igualdade com o Projeto Faz Delete, a EOS – Associação de Estudos Cooperação e Desenvolvimento e a Liga Feminista do Porto.
A SI Clube Lisboa Fundador apresenta as suas atividades ao longo dos anos no empoderamento das mulheres e raparigas e a Fundação Cuidar o Futuro apresenta o pensamento e o trabalho realizado por Maria de Lourdes Pintasilgo, nomeadamente no âmbito do Relatório Cuidar o Futuro.
No programa consta ainda visitas articuladas pela PpDM à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e à Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego (CITE).
A troca de experiências e conhecimento entre associações de mulheres de vários países é essencial para fortalecer o importante papel destas organziações na realização da igualdade entre mulheres e homens, raparigas e rapazes. A visita de job-shadowing foi articulada com a coordenação polaca do Lobby Europeu das Mulheres, Network of East-West Women.
As feministas portuguesas estão em solidariedade com as mulheres da Polónia!
#TribunaFeminista