AGORA: Um Encontro para Fortalecer Vozes e Lutas Feministas em Toda a Europa
Entre os dias 8 e 12 de setembro de 2025, teve lugar em Bruxelas mais uma edição do ÁGORA: Campo de Verão para Jovens Feministas, promovido pelo Lobby Europeu das Mulheres (LEM). O encontro reuniu cerca de 40 jovens feministas de diferentes países e teve como tema central a violência contra mulheres e raparigas. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), que é a coordenação nacional do LEM, esteve representada por Marta Xavier, técnica de projetos e jurista.
O ÁGORA foi, mais uma vez, um espaço de encontro, partilha e ação coletiva entre feministas de múltiplos contextos, idades e trajetórias. As participantes refletiram sobre os retrocessos nos direitos das mulheres, os impactos da ascensão da extrema-direita na Europa e a persistência da violência estrutural com base no sexo, debatendo estratégias comuns para enfrentar estas desigualdades.
Houve também espaço para aprofundar o conhecimento sobre o trabalho político e institucional do LEM, bem como para aprender com a experiência da Rede Europeia de Mulheres Migrantes (ENOMW), que partilhou testemunhos sobre discriminação, racismo e precariedade laboral enfrentados por mulheres migrantes na Europa. O programa contou ainda com a intervenção de representantes da Comissão Europeia e do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), que apresentaram estratégias e ferramentas para reforçar as políticas de igualdade e o combate à violência contra mulheres e raparigas na UE.
Um dos momentos mais marcantes foi o protagonismo das próprias participantes, que dinamizaram workshops abordando temas que iam desde a resistência digital e legal contra as falsificações sexuais digitais (deepfakes), até ao urbanismo feminista e o feminismo e a descolonização. A diversidade de experiências trouxe riqueza ao debate e reforçou a convicção de que só através da sororidade e da interseccionalidade será possível avançar para uma Europa mais justa e igualitária.
Para Marta Xavier, esta edição constituiu uma oportunidade de aprofundar aprendizagens, trocar experiências e contribuir para a construção de uma agenda feminista europeia forte e interligada:
“A minha participação no AGORA deu-me a oportunidade de conhecer feministas de toda a Europa, compreender as suas realidades, os desafios que enfrentam na luta feminista e a forma determinada como os enfrentam. Para mim, o mais valioso neste campo de verão foi precisamente isso: criar laços, encontrar inspiração mútua e reforçar a nossa ação coletiva rumo a mudanças concretas. Foi igualmente enriquecedor conhecer o trabalho de várias instituições e perceber os diferentes obstáculos que cada uma enfrenta no seu percurso. Celebrar os 10 anos do AGORA, em Bruxelas, foi particularmente significativo para mim – até porque, quando aconteceu a primeira edição, eu tinha apenas 14 anos. Hoje, poder fazer parte desta história torna tudo ainda mais especial, e recomendo vivamente a todas as feministas que se candidatem a esta experiência. Este marco dos 10 anos relembra-nos também a importância da ação conjunta, sobretudo num momento como o atual, em que os direitos das mulheres enfrentam vários ataques”.
O ÁGORA 2025 reafirmou, assim, a urgência de combater todas as formas de violência contra mulheres e raparigas, fortalecendo a solidariedade feminista como ferramenta essencial para a transformação social.
Vê o artigo da edição anterior do AGORA 2024 e outras iniciativas de jovens: Workshop para e sobre jovens mulheres do LEM

