
Captar a atenção
Provoca. Inspira. Diverte. Chama a atenção!
Para captar a atenção num mundo tão cheio de mensagens e de campanhas, é útil, por vezes e tendo em conta a temática, recorrer-se ao culture jamming ou a outra forma que capte a atenção das pessoas na rua ou virtualmente. Recorrer ao grafismo permite leituras imediatas da mensagem a passar.
É importante ser criativa/o e utilizar maneiras diferentes do habitual para que as pessoas realmente reparem na mensagem que se está a tentar passar. Se forem utilizados materiais como folhetos estes devem ter imagens e cores adequadas ao conteúdo simultaneamente apelativas e marcantes bem como texto sucinto e esclarecedor. Se forem utilizadas outras formas de divulgação da mensagem que não “distribua em papel” é importante conseguir que as pessoas reparem em nós seja através de gritos/slogans coordenados em marchas, estandartes ou cartazes apelativos, utilização de objetos ou roupas simbólicas, ou até mesmo se possível através da exposição artística como música, pequenos teatros/sketches ou outros meios que propiciem a aproximação e concentração das pessoas.