PpDM: Raparigas e rapazes da comunidade cigana no ensino superior recebem bolsas, 13 fev.

Este sábado, dia 13 de fevereiro, oito jovens das comunidades ciganas recebem bolsas para continuar os seus estudos no ensino superior. O Programa Escolhas assina um protocolo com a Associação Letras Nómadas para apoiar os esforços de um grupo piloto de jovens do Projeto Opré Chavalé que, quebrando estereótipos e ultrapassando desafios sociais, entraram no ensino superior este ano letivo.

Opré Chavalé, que significa “Erguei-vos jovens” em romani, é um projeto inédito em Portugal, uma iniciativa que foi resultado de muitos anos de trabalho da Associação Letras Nómadas. Olga Mariano, a presidente da Associação, uma ativista cigana que luta pelo desenvolvimento da sua comunidade através da educação, partilha que “as atitudes das comunidades ciganas perante a escola e a educação estão a mudar. Rapazes e raparigas e suas famílias estão cada vez mais conscientes que a educação é a chave para mudar o seu futuro. Não deixam de ser ciganos se continuarem a estudar mas podem construir uma carreira e um futuro melhor para a sua família e a sua comunidade.”

As raparigas e os rapazes deste grupo piloto estão, neste momento, quase todos a estudar no ensino superior. O Projeto, promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em parceria com a Associação Letras Nómadas, cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa, o Programa Escolhas e a Fundação Montepio, tem-lhes dado apoio no processo de candidatura e integração; duas mediadoras ciganas ajudaram com as dificuldades culturais e o grupo tem-se reunido em encontros residenciais de capacitação e de preparação.

Consulte o comunicado à imprensa aqui.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Opré Chavalé