Para uma sabotagem afirmativa. Com Gayatri Chakravorty Spivak | For an affirmative sabotage. With Gayatri Chakravorty Spivak

For an affirmative sabotage. With Gayatri Chakravorty Spivak

Webinar no Youtube

Podcast no Spotify

Entrevista a Gayatri Chakravorty Spivak, conduzida por Teresa Toldy, sobre a perspetiva da sabotagem afirmativa. 

Nesta entrevista, Gayatri Chakravorty Spivak, figura de relevo dos feminismos e dos estudos pós-coloniais, com uma posição crítica em relação a ambos, por contestar a possibilidade de uma chave de interpretação comum a todos os espaços culturais, quer em relação aos colonialismos quer em relação às questões de género, explica o que a leva a equacionar a sabotagem da pretensa universalidade ou pertinência de pensamentos que, sendo supostamente alternativos, de facto, acabam por entrar no jogo de novas formas de silenciar as subalternas e os subalternos.

Gayatri Chakravorty Spivak é teórica feminista Indiana, laureada em 2025 com o prestigioso prémio académico internacional Holberg, é uma referência incontornável nos estudos pós-coloniais, alargando o seu pensamento crítico às políticas culturais e à teoria feminista. Professora de literatura comparada na Universidade de Columbia em Nova Iorque, também realiza iniciativas educativas em comunidades rurais em Bengala Ocidental, Índia.

Teresa Toldy é professora catedrática de Ética na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. É doutorada em Teologia pela Escola Superior de Estudos de Filosofia e Teologia de Frankfurt, tendo o seu trabalho incidido sobretudo nos estudos sobre as mulheres, o género e as religiões.

De Viva Voz III é um projeto promovido pela PpDM em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), CEMRI da Universidade Aberta e Centro Filosofia e Género da SPF. Apoio técnico e financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género às Organizações não Governamentais de Mulheres, ao abrigo do Decreto-lei n.º 246/98, de 11 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 37/99, de 26 de maio.

Deixe um comentário