Novos Desafios no Combate à Violência Sexual

No início do passado mês de Fevereiro a AMCV, em parceria com a PpDM, deu início a um novo projecto, na área da Violência Sexual: “Novos Desafios no Combate à Violência Sexual”.

A AMCV – Associação de Mulheres contra a Violência – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve trabalho na área dos Direitos Humanos, mais especificamente no apoio e protecção a mulheres, jovens e crianças em situações de violência, desde 1992.

Este Projecto enquadra-se no Programa Cidadania Activa, um instrumento de apoio às Organizações Não Governamentais, co-financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants). A sua gestão deste programa está a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian.

Este Projecto tem como principal objectivo geral contribuir para a construção de referenciais de intervenção para entidades e profissionais na área da Violência Sexual, possuindo os seguintes objectivos específicos:
• Delinear procedimentos standard de qualidade nos diferentes domínios de intervenção (social, saúde e justiça) a fim de melhorar a intervenção junto de sobreviventes de violência sexual, ao nível do risco e das necessidades das mesmas;
• Habilitar profissionais com (in)formação e ferramentas especializadas;
• Harmonizar procedimentos, utilizando referenciais de boas práticas nacionais e internacionais, através de um modelo de Empowerment e Recovery das Mulheres e Jovens e garantir a defesa dos seus Direitos Humanos.
São parceiros do Projecto a Direcção-Geral de Saúde, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Lisboa e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

Deixe um comentário