Inscreve-te | Evento de Campanha para as eleições europeias, 6 de março

No dia 6 de março de 2024, das 9:00 às 12:10 CET (em PT das 8:00 às 11:10!), o Lobby Europeu das Mulheres organiza o evento de lançamento da  Campanha para as Eleições Europeias de 2024. Caso estejas em Bruxelas, junta-te a nós para fazer um balanço dos direitos das mulheres na UE e discutir como deve ser uma Europa Feminista. Regista-te aqui. Caso estejas em Portugal assiste em direto no canal de Youtube do LEM!

O atual mandato político da União Europeia (UE) trouxe vitórias significativas para os direitos das mulheres e das raparigas na Europa, tais como a primeira mulher Presidente da Comissão Europeia, com o seu gabinete histórico constituído por uma quase paridade de quase 50/50 entre os sexos ; a nomeação de uma Comissária para a Igualdade; a adoção da Diretiva relativa às mulheres nos conselhos de administração das empresas, há muito aguardada; a Diretiva relativa à transparência salarial; a ratificação pela UE da Convenção de Istambul e uma proposta da Comissão Europeia sobre uma Diretiva relativa à violência contra as mulheres e a violência doméstica. Temos de continuar a aproveitar esta dinâmica e a salvaguardar os direitos das mulheres através de mecanismos institucionais e funcionais. Os direitos das mulheres e a igualdade entre mulheres e homens é um dos pilares em que assenta o projeto europeu de paz, democracia, inclusão, igualdade e solidariedade.

Apesar da obrigação legal da UE de garantir a igualdade entre mulheres e homens e a integração da perspetiva de género, ou seja, a aplicação de uma dimensão de igualdade entre mulheres e homens em todas as políticas, os direitos fundamentais das mulheres ainda não se materializaram na prática; a aplicação e a avaliação continuam a ser demasiado fracas. As eleições europeias de 2024 serão um ponto de viragem para as mulheres e raparigas na Europa e para o Projeto Europeu. É por isso essencial capitalizar as eleições europeias de 2024 para garantir que os direitos das mulheres e a igualdade entre mulheres e homens ocupem um lugar de destaque na futura agenda política!

Democracia significa a mesma oportunidade para todas as pessoas participarem e influenciarem as decisões que nos afetam em todas as áreas da sociedade. Uma condição essencial para a democracia é a igualdade de representação e participação de mulheres e homens na política e na tomada de decisões! O que é necessário em 2024, e para os próximos anos, é uma mudança de paradigma, estabelecendo os direitos das mulheres e a igualdade entre mulheres e homens no centro da UE e reconhecendo o valor e os benefícios que a libertação das mulheres de todas as formas de opressão e exploração traria para a sociedade europeia como um todo.

Só agindo em conjunto conseguiremos enfrentar com êxito os atuais desafios. As mulheres não são apenas mais de metade da população, mas também agentes fundamentais da mudança. Só com a inclusão e os conhecimentos especializados das mulheres é que poderemos encontrar soluções adequadas e operar numa transição social, económica e ambientalmente justa.

É por isso que, com este evento, convidamos as principais figuras políticas da UE e representantes da sociedade civil a debater os êxitos do último mandato, os maiores desafios futuros, as soluções a implementar, bem como a sua visão de uma Europa Feminista.

9:00-9:30 Registo e café de boas-vindas

9:30-9:45 “Vote de forma informada – Introdução às principais iniciativas emblemáticas de comunicação do Parlamento Europeu“, Parlamento Europeu

9:45-10:00 Palestra sobre “Em retrospetiva: O trabalho da Comissão Europeia entre 2019-2024 em prol dos direitos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens”

10:00-10:30 Palavras de abertura pelo Lobby Europeu das Mulheres (LEM)

1. “Celebrar mais cinco anos de trabalho do LEM”
  2. Reapresentação da campanha eleitoral do LEM para as eleições europeias de 2024

10:30-11:30 Mesa redonda sobre “Frente unida: como concretizar a nossa visão para uma #EuropaFeminista”

11:30-12:00 Debate

Vídeo da campanha de Barbara Hendricks

12:00-12:10 Encerramento

Já leste o nosso Manifesto para as Eleições Europeias ?

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres enviou uma carta personalizada, em 03.11.2023, a todas as deputadas e a todos os deputados à Assembleia da República com um exemplar do Manifesto para as eleições Europeias!

Lê tu também aqui.

Mais informações aqui.