Eleições: ambiente pré-eleitoral e participação política das mulheres

Uma delegação da OSCE ODIHR – Office for Democratic Institutions and Human Rights realizou hoje uma visita à Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM).

Na sequência de um convite oficial da Missão Permanente de Portugal junto da OSCE para aquela instituição observar as próximas eleições que terão lugar em 30 de janeiro de 2022, a delegação da ODIHR encontra-se em Portugal numa missão de avaliação de necessidades, a decorrer até 26 de novembro. De acordo com a metodologia padrão do ODIHR, o objetivo da missão é avaliar o ambiente pré-eleitoral e os preparativos para as eleições.

Visto que observar e avaliar a participação das mulheres na vida política e pública, bem como no processo eleitoral, é um dos pilares da metodologia de observação da ODIHR, foi solicitada uma reunião à Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, que esteve representada pela Presidente, Ana Sofia Fernandes e pela Coordenadora de projetos, Alexandra Silva.

Entre as várias reuniões que a OSCE ODIHR tem previstas neste período, inclui-se o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Administração Interna, a Comissão Nacional de Eleições, o Tribunal Constitucional, o Centro Nacional de Cibersegurança, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a agência pública de notícias, bem como outras organizações da sociedade civil e meios de comunicação.

Deixe um comentário