De Viva Voz em síntese
O projeto De viva Voz. Conhecimento para uma ação feminista transformadora nasceu da consciência de que os progressos na igualdade social entre mulheres e homens permanecem insuficientes e frágeis e de que a subvalorização das mulheres e a sua secundarização nos espaços públicos do poder, da palavra e do saber, continuam a persistir.
Nesse sentido, o seu desenho inscreveu-se num referencial constituído por documentação nacional e internacional que visa a construção de uma igualdade substantiva entre mulheres e homens, nomeadamente:
- A preocupação central da ENIND de eliminar os estereótipos de género.
- A Rec do CoE CM/Rec (2019) 1, para a prevenção e luta contra o sexismo.
- O imperativo, previsto no artigo 5º da CEDAW, de “Modificar os esquemas e modelos de comportamento sócio-cultural dos homens e das mulheres com vista [à] (…) eliminação dos preconceitos e das práticas (…) que se fundem na ideia de inferioridade ou de superioridade (…) ou papel estereotipado dos homens e das mulheres”.
- Os Objetivos Estratégicos da Plataforma de Ação de Pequim:
- 4. que visa apoiar e desenvolver os estudos de género;
- 1. que prevê “desenvolver estratégias de comunicação para promover o debate público sobre os novos papéis das mulheres e dos homens na sociedade e na família”.
No quadro desta perspetiva, o projeto De viva Voz criou um espaço público online de reflexão crítica feminista, onde divulgou, através de recursos multimédia, as vozes das mulheres que investigam, falam e atuam em prol dos direitos humanos das mulheres, dentro e fora do país.
Tal espaço público online de reflexão crítica feminista, para além de divulgar autoras e temas centrais no debate feminista contemporâneo e de, assim, contribuir para empoderar as mulheres de todos os grupos e condições para o combate aos estereótipos sexistas e de sensibilizar a sociedade para os efeitos discriminatórios desses estereótipos, pretendia, ainda, contribuir para conferir maior sustentabilidade científica à decisão política e à ação institucional no domínio das políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens.
O projeto De Viva Voz produziu 12 Webinários e 12 podcasts sobre os atuais obstáculos aos direitos das mulheres, incluindo no período da pandemia COVID19.
Descarregue o resumo em formato PDF (versão em espanhol).