Cerimónia de entrega do Certificado Mariana da Assunção da Silva no Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos

No dia 27 de novembro, no agrupamento de escolas Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, realizou-se a 16ª edição da cerimónia de entrega do Certificado Mariana da Assunção da Silva. 

Mariana da Assunção da Silva (1867-1950), foi uma professora vilafranquense que, ao longo de quase quarenta anos, manteve intervenção ininterrupta em organizações de mulheres, tendo vivido essa militância em regimes tão díspares como a Monarquia, a República, a Ditadura Militar e o Estado Novo. Fez parte da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas até à sua extinção (1919) e, depois, no Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, onde manteve a capacidade de intervenção, exercendo diversos cargos diretivos entre 1925 e 1946.

Assim, pelo terceiro ano consecutivo, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), associou-se a esta iniciativa enquanto entidade apoiante fazendo-se representar por Maria Sepúlveda e Marta Xavier, técnicas de projetos do secretariado técnico permanente da PpDM. Para assinalar a ocasião, a PpDM ofereceu brindes simbólicos às alunas e aos alunos a quem o certificado foi entregue e cujo objetivo, como não poderia deixar de ser graças à pessoa a quem homenageia, é valorizar o empenho em trabalhos sobre igualdade entre mulheres e homens, direitos humanos das mulheres e cidadania. No total, foram entregues 140 certificados. 

É de destacar que a colaboração entre a PpDM e o Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos tem vindo a consolidar-se através de várias iniciativas: desde as ações promovidas no âmbito do projeto EXIT – Direitos Humanos das Mulheres a não serem Prostituídas, passando pela campanha “Mobiliza-te Contra o Sexismo!”, até ao protocolo assumido no quadro do projeto bE_SAFE. Esta relação contínua faz com que a participação da PpDM nesta cerimónia seja um prolongamento natural de um trabalho conjunto já com vários anos de construção.

A cerimónia encerrou com a intervenção de Maria Sepúlveda, em representação da PpDM, seguida pelas intervenções de Isabel Cruz da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Vereadora Manuela Ralha da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A comunicação da PpDM pode ser consultada aqui.

Deixe um comentário