Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações 2.0: projetando ampliação

Ao longo dos últimos meses, a Plataforma Portuguesa para os Direito das Mulheres deu um passo decisivo na construção de uma visão de futuro: uma  ampliação do Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações 2.0. Este projeto nasce da convicção de que o movimento das mulheres e das suas associações representativas em Portugal precisa de uma base sólida, sustentável e inspiradora — um espaço físico onde a igualdade entre as mulheres e os homens, o cuidado e a autonomia das mulheres se traduzam em práticas concretas e em mais contributos para as políticas públicas.

Com o apoio do Programa Democracia e Sociedade Civil da Fundação Calouste Gulbenkian, a PpDM estruturou os pilares conceptuais e estratégicos deste novo centro. Inspirado na Casa Amazone (Bélgica), o modelo prevê a criação de um espaço integrado que reúna alojamento para estadias de curta duração, restaurante sustentável, biblioteca, salas para atividades formativas, áreas de trabalho e espaço para eventos — um verdadeiro ecossistema de autonomia, inclusão e sustentabilidade.

Durante o projeto, foi aprofundado o conceito e desenvolvido o modelo económico preliminar que serve de base ao estudo de viabilidade económica e financeira. Produziram-se materiais comunicacionais, foi elaborado o Código de Ética para Parcerias e realizado um estudo às 34 organizações-membro da PpDM, cujos contributos foram fundamentais para moldar a proposta.

Esta fase do projeto termina com uma base sólida que permitirá avançar para uma nova etapa: a mobilização de apoios, a apresentação pública do modelo e a construção, em conjunto, de uma casa onde caibam as múltiplas formas de existir e resistir das mulheres em Portugal.

Deixe um comentário