Almada Comunica Igualdade: Ação de formação
Decorreu, entre 15 e 23 de outubro, na Câmara Municipal de Almada a 1ª ação de formação que integra o projeto Almada Comunica Igualdade. Este projeto integra o Plano Municipal para a Igualdade de Género de Almada.
Uma comunicação promotora da igualdade entre mulheres e homens recorre a:
- Uma imagem que não veicula estereótipos de género e sexistas;
- Uma linguagem inclusiva ou não discriminatória, nomeadamente fazendo referência específica ao sexo ou empregando formas inclusivas ou neutras, e não fazendo uso do genérico masculino como referência única;
- Uma interação entre a imagem e a linguagem promotoras da igualdade de direitos, oportunidades e resultados entre mulheres e homens, raparigas e rapazes.
Objetivo geral:
- Capacitar para a utilização sistemática de uma comunicação inclusiva (escrita, oral, visual).
Objetivos específicos:
- Reconhecer a invisibilidade das mulheres na comunicação como obstáculo à igualdade entre mulheres e homens.
- Desenvolver o sentido crítico sobre o papel da comunicação (escrita, oral, visual) na perpetuação de estereótipos de género e sexistas.
- Sensibilizar para a importância de uma comunicação inclusiva de mulheres e de homens.
Dia | Módulo |
15 de outubro | I. Impactos da ambiguidade das palavras e das expressões nas desigualdades e discriminações contra as mulheres e raparigas – o que revelam as estatísticas desagregadas por sexo? II. Comunicação promotora da efetivação dos compromissos do Estado português – enquadramento político da igualdade entre mulheres e homens |
17 de outubro | III. Comunicar sabendo do que se trata – abordagem a conceitos IV. Comunicar igualdade – estratégias promotoras da igualdade entre mulheres e homens (mainstreaming de género e ações positivas) |
23 de outubro | V. A comunicação promotora da igualdade entre mulheres e homens: escrita, oral e visual |