Uma vitória histórica para os direitos das mulheres – e um apelo à ação

Na 80.ª Assembleia Geral da ONU, a Relatora Especial das Nações Unidas sobre a violência contra as mulheres e raparigas, suas causas e consequências, Reem Alsalem, instou os governos de todo o mundo a adotarem uma estrutura abolicionista global para pôr fim à prática da gestação de substituição. Ela foi clara: a barriga de aluguer é um sistema de violência, exploração e abuso contra mulheres e raparigas.

O seu relatório inovador expõe aquilo que interesses poderosos tentam silenciar – os danos físicos, psicológicos e económicos sofridos pelas mulheres em acordos de gestação de substituição, e os riscos profundos enfrentados pelas crianças separadas das mães à nascença.

Mesmo perante o intenso lobby de uma poderosa indústria global, este relatório mantém-se como uma defesa ousada e intransigente da dignidade das mulheres. É um ponto de viragem – e um apelo à ação coletiva.

Estamos com Reem Alsalem e honramos a sua coragem e clareza.

O seu trabalho dá força aos movimentos feministas em todo o mundo que lutam para acabar com a exploração reprodutiva e defender os direitos de todas as mulheres e raparigas.

Mais informação: UN expert calls for recognition of surrogacy as system of violence, exploitation and abuse, urges abolition | OHCHR

Deixe um comentário