Colaboração entre a PpDM e o Município de Lagoa: Capacitação sobre Comunicação não Sexista

Logotipo da Câmara Municipal de Lagoa

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Lagoa, a PpDM, através de Teresa Alvarez, foi responsável, em maio de 2025, pela realização de uma formação/capacitação sobre Comunicação Inclusiva na ótica da Igualdade entre Mulheres e Homens, destinada ao pessoal dos diferentes departamentos e serviços da Câmara Municipal de Lagoa. Da iniciativa do Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania (IGC) do Município, a formação/capacitação decorreu de 24 a 27 de maio, no Centro Qualifica de Lagoa, e organizou-se em sessões de 2.30h num total de 7 sessões.

Esta iniciativa visou transversalizar a Igualdade entre Mulheres e Homens nas práticas comunicacionais, internas e externas, da Câmara Municipal de Lagoa e, através delas, na ação levada a cabo pelos diferentes serviços do município. Frequentaram as sessões 82 pessoas (das quais, 76% mulheres e 24% homens), dirigentes e elementos do executivo autárquico, pessoal técnico superior, pessoal técnico e assistentes operacionais, de diferentes setores/áreas como educação, comunicação e imagem, desporto, cultura, recursos humanos, contabilidade, arquivo, património, desenvolvimento económico, polícia municipal, ambiente, obras e urbanismo, manutenção, fiscalização, serviços jurídicos, modernização administrativa, biblioteca e igualdade de género e cidadania.

As sessões incidiram sobre a influência da comunicação na efetivação da igualdade entre mulheres e homens pelos serviços da autarquia; as diferentes manifestações do sexismo e os seus efeitos sobre homens e mulheres, em geral, e sobre a atuação autárquica, em particular; os normativos relativos à igualdade entre mulheres e homens, incluindo os que se reportam à comunicação e à linguagem; práticas comunicacionais, incluindo linguísticas, não sexistas e que promovam, de forma efetiva, coerente, sistemática e continuada, a igualdade entre homens e mulheres, a nível interno e externo.

Com esta iniciativa, pretende o Gabinete de Igualdade de Género e Cidadania de Lagoa que o Guia sobre Comunicação Inclusiva, em processo de produção, possa vir a ser mais facilmente, e de forma mais generalizada, utilizado por dirigentes e por pessoal da autarquia de Lagoa.

Salientamos que este município atribuí o Prémio Maria Barroso a personalidades e organizações com destaque para o trabalho na realização da igualdade entre mulheres e homens. A 1ª edição, em 2019, distinguiu Maria do Céu da Cunha Rêgo.

Deixe um comentário