Mobiliza-te Contra o Sexismo! Ação de conscientização online em parceria com o INR

Realizou-se no dia 16 de fevereiro mais uma ação de conscientização online no quadro das previstas em 2020 no projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!, dinamizada pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).

Esta ação contou com 20 (16 mulheres e 4 homens) participantes, designadamente docentes de Língua Gestual Portuguesa, assistentes sociais, monitoras/es e psicólogas/os de vários pontos do país.

A atividade foi dinamizada por Ana Sofia Fernandes (PpDM), Teresa Alvarez (CIG) e Inês Renda (PpDM), com o apoio de Sofia Figueiredo e Luís Oriola, intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, e a colaboração do INR, representado por Helena Alves. Na sua comunicação, Helena Alves destacou as discriminações múltiplas de que são alvo as mulheres com deficiência, traçando a cronologia da história do movimento de pessoas com deficiência e particularmente das mulheres com deficiência, em Portugal. O seu trabalho e ativismo foram fundamentais na conquista de direitos para todas as pessoas com deficiência, especialmente as mulheres e raparigas. Pode ler, na íntegra, a comunicação de Helena Alves (INR) aqui.

Este evento teve o propósito de aprofundar o conhecimento e a operacionalização da Recomendação do Conselho da Europa Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo, nomeadamente junto das entidades e profissionais que trabalham diretamente com jovens e outras pessoas com deficiência.

No próximo dia 16 de março, terá lugar uma nova ação em parceria com o INR. Em 2021, continuamos a prevenir e combater o sexismo!

Saiba mais aqui. Conheça o vídeo da Campanha, com tradução para Língua Gestual Portuguesa,  aqui. Visite o site do Conselho da Europa (CoE).

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Deixe um comentário