
- Este evento já decorreu.
Mesa redonda Políticas nacionais de inclusão (Portugal, Chile e Cabo Verde)
2 de dezembro de 2020 / 17:00-19:00
A PpDM estará representada por Alexandra Silva.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO: DIFERENÇAS, CURRÍCULOS E FORMAÇÃO DOCENTE; IX ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA e SEMINÁRIO ANUAL DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – NEI/UFOP
O IV Seminário Diferenças e Educação: diferenças, currículos e formação docente vem dar continuidade à iniciativa de 2013 quando construímos um seminário que contemplasse, ao mesmo tempo, a comemoração dos 20 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – NEPED e a riqueza da discussão em torno das diferenças e Educação. Considerando que estas temática são recentes, estão em construção e aprofundamento, o que evidencia a importância de eventos como este para o campo da educação. O NEPED é um Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação e Diversidade que congrega diferentes grupos de estudos e pesquisas interessados nas discussões em torno das temáticas das diversidades em articulação com a Educação, tanto no seu caráter mais escolar quanto naquele mais abrangente que diz dos mecanismos de constituição dos sujeitos como processos educativos. O NEPED está vinculado a Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF- Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio de dos seus professores que exercem atividades nestas duas instâncias (graduação e pós-graduação), no que tange ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Os estudos e pesquisas desenvolvidos no Núcleo, são academicamente reconhecido pelo seu mérito, excelência e referência no cenário acadêmico regional e nacional. Neste sentido, mais do que dar continuidade ao debate iniciado em 2013, acreditamos que reeditar este evento faz parte da dinâmica de construção e do debate acadêmico em torno das temáticas que dialogam com a diversidade, considerando a relevância social e política de rever trajetórias, divulgar e problematizar temáticas urgentes ao campo educacional.
Mais informação aqui.