- Este evento já decorreu.
LEM | Evento “Primeiro as sobreviventes: construir uma sociedade livre de prostituição”
7 de outubro / 15:00-17:00
Por ocasião do Dia Internacional de Não-Prostituição, juntem-se a nós para o nosso webinar “Primeiro as sobreviventes: construir uma sociedade livre de prostituição” no dia 7 de outubro, das 15h00 às 17h00 (CET).
Nos últimos dois anos, a resolução Noichl no Parlamento Europeu (2023), o relatório da Relatora Especial das Nações Unidas sobre a Violência contra as Mulheres, Reem Alsalem (2024), e a decisão do TEDH no caso M.A e Outros vs. França (2024) destacaram uma questão: a prostituição nunca deve ser trivializada como “trabalho sexual”. Trata-se de uma forma de violência que se alimenta de várias formas de desigualdades sistémicas baseadas na exploração, no sexo, na pobreza, na idade, na etnia e no estatuto migratório. As mulheres e as raparigas são as mais afetadas pela prostituição, representando 90% das pessoas em situação de prostituição, enquanto 97% dos chamados “compradores de sexo” são homens. Em outras palavras, a igualdade entre mulheres e homens e a verdadeira liberdade sexual não podem ser alcançadas enquanto a prostituição existir.
Este webinar reunirá, portanto, sobreviventes, organizações de defesa dos direitos das mulheres e aliadas/os das sobreviventes que atuam juntas/os por uma sociedade igualitária onde mulheres e raparigas estejam livres da violência, abordando a realidade da prostituição, a sua trivialização nos últimos anos e discutindo formas de avançar nos níveis internacional, europeu e nacional.
Inscrevam-se através deste link até ao dia 4 de outubro. Apenas quem se inscrever receberá o link para assistir ao webinar na manhã do evento.