A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Encontro de Subscritoras(es) da Carta Aberta Violência doméstica e de género

9 de abril de 2019 / 14:30-18:00

O Encontro de subscritoras(es) finaliza a dinâmica iniciada pela Carta Aberta: Violência Doméstica e de Género. Pretende constituir-se como espaço de debate com os seguintes objetivos:

• Contribuição de um coletivo, tão abrangente e diverso quanto possível, um exercício de cidadania, num tempo que é de exigência de pensamento e ação, para um presente e futuro com soluções mais ajustadas às necessidades das vítimas.
  • Contributo para uma ação mais adequada e eficaz ao nível das políticas públicas nesta área e com efeitos diretos e mais visíveis na segurança e proteção das vítimas, bem como na responsabilização dos agressores.

As áreas em análise:
1. Prevenção, apoio, proteção e segurança das vítimas;
2. Procedimentos e práticas profissionais: saúde, justiça, polícias;
3. Agressores
4. Formação e especialização de profissionais

Metodologia de trabalho: Debate “À conversa com” 4 conversas em palco com deputadas/os, académicas/os, artistas e jornalistas:
O que falta fazer, como e com quem?

14:00– Receção e Registo
14:30 – Apresentação da Iniciativa – Catarina Furtado, Sandra Correia, Alice Frade e Elisabete Brasil

15:00- 1ª Conversa- “Prevenção, apoio, proteção e segurança das vítimas” com Dalila Cerejo (académica), Teresa Caeiro
(deputada), Ana Rita Clara (jornalista), Rita Dias (cantora e compositora).

15:35 – 2ª Conversa – ”Procedimentos e práticas profissionais: saúde, justiça e policias” com Marlene Matos (académica),
João Moleira (jornalista), Elza Pais (deputada), Mafalda Veiga (cantora e compositora)

INTERVALO

16:15 – 3ª Conversa “Agressores” com Rui Abrunhosa (académico), Sandra Cunha (deputada), Fernanda Freitas (jornalista), José Carlos Malato (comunicador).

16:50- 4ª Conversa “Formação e especialização de profissionais para a intervenção” com Mauro Paulino (académico), Sandra Pereira (deputada), Pedro Lucas (jornalista), Teresa Tavares (actriz).

17:20 – Apresentação e aprovação de conclusões do Fórum e Encontro a remeter às entidades da Carta Aberta e Imprensa –
Elisabete Brasil, Alice Frade, Catarina Furtado, Sandra Correia e Representante do Fórum da Sociedade Civil

17:45- Encerramento: Um minuto pela Não Violência – “Subscrevi a Carta porque…”
Queremos contribuir para a consciencialização e mobilização de diferentes agentes sociais, opinion makers e intervenientes em
matéria de prevenção.

Da parte da Manhã irá acontecer o Fórum da sociedade civil (as entidades com casas de abrigo, acolhimento de emergência, gabinetes, núcleos e centros de atendimento que diariamente estão com as vítimas, encontram-se para refletir e redigir um documento sobre as necessidades sentidas e fazer propostas de melhoria).

Data:
9 de abril de 2019