A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Encontro com Claire McFarlane – Footsteps To Inspire

16 de fevereiro de 2018 / 16:00-19:00

Claire McFarlane começou a correr 16 quilómetros na praia em cada país do mundo (230 países) para apoiar sobreviventes de violência sexual, numa iniciativa denominada Footsteps To Inspire. 

Ela começou esta iniciativa como resposta ao seu trauma pessoal. Em 1999, ela foi violada e deixada às portas da morte nas ruas de Paris. O que se seguiu foi uma longa luta de 16 anos no sistema de justiça francês que só chegou ao fim em outubro de 2015. Ao partilhar a sua própria história de sobrevivência, Claire McFarlane tornou-se defensora de sobreviventes da violência sexual.

A iniciativa Footsteps To Inspire  é sobre diálogo pacífico e uma visão positiva de mudança para sobreviventes de violência sexual em todo o mundo.

A corrida nas praias de todo o mundo levará quatro anos a completar e Claire McFarlane desloca-se entre países todos os 7 – 10 dias. Em cada país, ela corre 16 quilómetros, sempre que possível descalça.

Enquanto parte desta iniciativa, Claire McFarlane reúne com as ONGs de mulheres e os serviços locais de apoio a sobreviventes de violência sexual para partilhar estórias e compreender quais as questões, complexidades, dificuldades e esperanças das sobreviventes em cada país. 

Até agora viajou por 33 países e falou com ONG, governos, forças de segurança e da justiça, e sobreviventes em cada país. A violência sexual é mais do que um problema das mulheres e Claire McFarlane fala com toda a comunidade.

Portugal vai ser o país 34.

No dia 18 de fevereiro Claire McFarlane vai correr em Peniche – Baleal. Todas as pessoas estão convidadas a juntar-se a ela. O evento no facebook tem toda a informação.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e a Associação de Mulheres Contra a Violência vão reunir com Claire McFarlane no dia 16 de fevereiro.

Vejam o TEDx talk da Claire McFarlane.

Detalhes

Data:
16 de fevereiro de 2018
Hora:
16:00-19:00
Categoria de Evento: