A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Conversas Púrpuras | #MeToo, um segredo muito público: em debate com as autoras Sílvia Roque e Maria João Faustino

15 de fevereiro / 15:00-17:00

No âmbito do eixo formativo da primeira edição da Comunidade Púrpura, a sessão das Conversas Púrpuras deste mês de fevereiro estará aberta à participação de todas/os, mediante inscrição prévia.

🗓 Sábado, 15 de fevereiro
⏰ 15h00 (Lisboa) | 12h00 (Brasília)
📍 Online, via Zoom
🙋‍♀️ Organização dinamizadora: Associação Mulheres sem Fronteiras
📖 «#MeToo, um segredo muito público: em debate com as autoras Sílvia Roque e Maria João Faustino»

Esta sessão centra-se no lançamento do livro «MeToo – Um segredo muito público. Assédio Sexual em Portugal», um contributo essencial para o pensamento feminista sobre assédio sexual e violência contra mulheres e raparigas. O assédio acontece diariamente: nas escolas, universidades, ruas, transportes e no trabalho. É um problema real e urgente que compromete a igualdade entre mulheres e homens.

As autoras apresentam-nos um livro fundamental para compreender este fenómeno e refletir sobre o mesmo. Numa linguagem clara e objetiva, esclarecem-nos sobre a origem do movimento #MeToo, a sua evolução em Portugal, mas também sobre o que diz a lei portuguesa e o que deveria mudar na mesma, relatam-nos casos mediáticos e anónimos, mostrando-nos que a exposição de ambos é extremamente importante, desfazem mitos sobre o assédio sexual e respondem às perguntas mais frequentes que tantas vezes uma mulher vítima de assédio e a própria sociedade em geral se colocam:

🔹 Quais os principais comportamentos que podem ser considerados assédio sexual?

🔹 Quanto tempo tenho para denunciar?

🔹 A quem devo fazer a denúncia?

🔹 O que devo fazer se assistir a uma situação de assédio?

🗣️ Falar sobre o assédio sexual, reconhecer a sua dimensão e identificar experiências comuns é necessário para combatê-lo, pois não basta punir os agressores, é essencial educar e prevenir para que o assédio deixe de existir, pois nenhuma mulher merece viver com medo.

Junta-te a nós nesta conversa! Vamos refletir juntos sobre como criar espaços mais seguros para todas as pessoas. Inscrições aqui.

#ComunidadePúrpura #VAWG

Detalhes

Data:
15 de fevereiro
Hora:
15:00-17:00