A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Marcha pelo fim da violência contra as mulheres

25 de novembro de 2016 / 18:00-20:00

Manifesto | Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres | 2016
A Assembleia Geral das Nações Unidas oficializou, em 1999, o 25 de Novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Em Portugal, a violência doméstica é, desde 2000, um crime público e fomos o primeiro Estado-membro da União Europeia a ratificar a Convenção de Istambul que entrou em vigor em Agosto de 2014.
O combate à violência contra as Mulheres é uma responsabilidade colectiva. O envolvimento de todas e de todos é fundamental para combater as causas desta violência, eliminar todas as discriminações que a potenciam como o sexismo, a lesbofobia, o racismo e a xenofobia, entre outras, e promover a transformação das mentalidades que ainda legitimam socialmente os actos de violência contra as Mulheres.
Na Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres juntamos todas as pessoas que se envolvem na prevenção e no combate à violência contra as Mulheres. Em organizações, colectivos, actos públicos ou situações do quotidiano, não somos indiferentes. Denunciamos a violência contra as mulheres como um atentado aos direitos humanos, quebramos o silêncio e exigimos:
– Investimento na prevenção e na intervenção primária para a construção de uma cultura de prevenção da violência contra as Mulheres, de combate ao sexismo e de efectiva igualdade de género que ponha fim à cultura patriarcal vigente.
– Financiamento adequado às organizações de defesa dos direitos das mulheres e organizações que trabalham na área da igualdade de género para que possam continuar a assegurar o apoio necessário a todas as mulheres sujeitas à violência e em particular reforçar os serviços de apoio às vítimas de violência sexual.
– Promoção de uma intervenção não sexista e mais eficaz da Justiça para que as vítimas de violência doméstica e de violência de género não sofram uma dupla vitimização, pelo modo como o sistema judicial lida com a sua situação e condição.
– Implementação de todas as medidas das Convenções Internacionais nas áreas de Direitos Humanos, Igualdade e Combate à Violência.
No dia 25 de Novembro marchamos porque sabemos que é preciso agir e juntar forças para quebrar a invisibilidade sobre as desigualdades e a violência contra as Mulheres. Marchamos em solidariedade com todas as mulheres de todo o mundo e dizemos: #NemUmaMenos#quebraosilencio
Associações que promovem a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres | 2016
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres é uma das organizações que, em 2016, promovem a Marcha pelo fim da violência contra as mulheres, conjuntamente com as seguintes organizações: Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero; Associação de Mulheres Contra a Violência – AMCV; Associação para o Planeamento da Família – APF;
Associação Mulheres sem Fronteiras; Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV; Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres – APEM; Associação Portuguesa de Mulheres Juristas – APMJ
Capazes Associação Feminista; Casa do Brasil de Lisboa; EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento; FEMAFRO – Associação de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal; Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor; Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres – PpDM; Por Todas Nós; Solidariedade Imigrante – Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes; União de Mulheres Alternativa e Resposta – UMAR.

Detalhes

Data:
25 de novembro de 2016
Hora:
18:00-20:00
Categoria de Evento:

Local

Praça do Comércio
Praça do Comércio
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google