PpDM promove sessões de sensibilização sobre direitos das mulheres no Agrupamento de Escolas da Parede

No dia 10 de dezembro, assinalando o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) esteve presente no Agrupamento de Escolas da Parede, representada por Clara Pelote, técnica de projetos e investigação, e Marta Xavier, técnica de projetos e jurista, dinamizando sessões de sensibilização dedicadas aos direitos das mulheres e raparigas e à igualdade entre mulheres e homens.

Ao longo do dia, a PpDM dinamizou duas sessões de sensibilização: uma sessão em sala de aula dirigida a uma turma do 10.º ano, e uma segunda sessão no auditório da escola, que contou com a participação de duas turmas, uma do 10.º ano e outra do 12.º ano.

As sessões incluíram uma breve apresentação da PpDM e abordaram temas centrais como a violência contra mulheres e raparigas, tanto em contextos offline como online, abrindo espaço para um diálogo muito participado com as/os estudantes. Durante as conversas, as alunas e alunos partilharam opiniões, experiências e colocaram questões sobre desigualdades entre mulheres e homens em diferentes áreas, nomeadamente no mercado de trabalho, no trabalho de cuidado, e nos direitos sexuais e reprodutivos.

 

Para além das sessões, a PpDM esteve também representada numa banca informativa na biblioteca da escola, em conjunto com outras organizações convidadas a participar neste dia, nomeadamente a Amnistia Internacional Portugal, a UMAR e a EDUCA. As bancas estiveram abertas entre as 8h00 e as 13h15 e foram visitadas por várias turmas da escola. Algumas e alguns dos discentes estiveram inclusivamente alocados às bancas, apoiando as organizações e explicando o seu trabalho às e aos colegas enquanto decorriam as sessões de sensibilização.

Durante esta iniciativa, foram partilhados diversos recursos informativos, incluindo relatórios e materiais produzidos pela PpDM na área dos direitos das mulheres como, o Relatório sobre a Ciberviolência contra as Mulheres, o Relatório sobre Educação Sexual Feminista e o Guia e Ferramenta para docentes “Violência contra as Mulheres e Raparigas: Sensibilização e Prevenção junto de Adolescentes e Jovens”.

Esta foi a segunda vez consecutiva que a PpDM participou nesta escola no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçando a importância do trabalho de sensibilização junto da comunidade educativa.

A PpDM agradece o convite do Agrupamento de Escolas da Parede e reafirma o seu compromisso em promover a reflexão crítica e o debate sobre direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens e prevenção da violência, valorizando especialmente o diálogo com as gerações mais jovens.

Deixe um comentário