AMUCIP lança novo projeto “Romis Arakerando pela Igualdade”

No dia 16 de outubro, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) esteve presente na sessão de apresentação do novo projeto da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP), intitulado “Romis Arakerando pela Igualdade”.

A sessão teve lugar na sede da AMUCIP, no Seixal, onde se pôde testemunhar os impactos positivos que a associação tem vindo a gerar ao longo dos anos na vida das mulheres ciganas, promovendo a sua autonomia, formação e participação social.

O projeto, destinado a mulheres ciganas residentes no Seixal, decorrerá durante um ano – de 1 de setembro de 2025 a 31 de agosto de 2026 – e é financiado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Estiveram também presentes representantes da CIG, APAV, MDM e da Rede Social do Seixal, reforçando o compromisso coletivo em torno da igualdade entre mulheres e homens e dos direitos das mulheres ciganas.

O projeto “Romis Arakerando pela Igualdade” pretende promover o papel da mulher cigana no caminho para a igualdade, abordando temas como:

  • a prevenção da violência doméstica;
  • a promoção da autonomia e da individualidade das mulheres ciganas;
    a desconstrução de estereótipos e preconceitos;
  • e a desmistificação da cultura e tradição cigana 

As atividades incluem ações de sensibilização e visitas temáticas a instituições e entidades especializadas, que serão convidadas a debater diferentes temas com as participantes.

Ao longo do projeto, estão previstas 20 sessões de trabalho, que visam fortalecer competências, promover a igualdade entre mulheres e homens e apoiar o desenvolvimento pessoal e social das mulheres ciganas.

Como destacou a equipa da AMUCIP, “a integração não é um processo fácil, é necessário trabalhar dos dois lados”.

A PpDM congratula a AMUCIP pelo lançamento deste projeto e reafirma o seu compromisso em apoiar o trabalho das organizações-membro na promoção da igualdade e dos direitos das mulheres.

Deixe um comentário