Carregar Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já decorreu.

Jornada multidisciplinar transfronteiriça de apresentação do projeto: Cooperação transfronteiriça no combate à violência de género contra as mulheres – EUROACE_VIOGEN

22 Dezembro, 2017 @ 9:00 - 13:30

interreg

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em parceria com o Instituto de la Mujer de Extremadura e a Secretaria General de Educación, de la Consejeria de Educación y Empleo de la Junta de Extremadura encontram-se a desenvolver o projeto EUROACE_VIOGEN: Cooperação transfronteiriça no combate à violência de género contra as mulheres.

Este projeto visa contribuir para melhorar a intervenção e a proteção de vítimas de violência de género através da implementação de mecanismos de cooperação e colaboração entre Portugal (Regiões Centro e Alentejo) e Espanha (Região da Extremadura), bem como o desenvolvimento de instrumentos inovadores de cooperação transfronteiriça.

Das várias atividades do projeto destacam-se:

• Elaboração de estudo comparativo de análise de modelos de intervenção em ambos os países;
  • Identificação de ferramentas inovadoras mediante a realização de 3 jornadas transfronteiriças entre profissionais de vários setores, nomeadamente da educação, saúde e forças de segurança;
  • Criação de um laboratório transfronteiriço de inovação social online sobre o combate à violência de género contra as mulheres e a proteção de vítimas de violência de género contra as mulheres;
  • Implementação de uma rede online de profissionais para a partilha de experiências e disponibilização de informação online em matéria de igualdade entre mulheres e homens, e desenvolver conhecimento no âmbito da prevenção da violência de género contra as mulheres;
  • Educação para a prevenção da violência de género contra as mulheres, através de uma campanha dirigida a jovens e de workshops informativos.

Programa da jornada multidisciplinar transfronteiriça de apresentação do projeto:

• 9.00h-9.30h: Recepción de asistentes
  • 9.30h-9.45h: Inauguración de las jornadas

Directora General del Instituto de la Mujer, Elisa Barrientos Blanca

Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Teresa Fragoso*

• 9.45h-10.00h: Presentación del Proyecto EUROACE-VIOGEN (equipo IMEX)
  • 10.00h-10.45h: – Presentacion Bilateral Recursos para la Atención a Mujeres Víctimas de Violencia de Género en la región Alentejo-Centro / Extremadura.
    • IMEX. 15 minutos /  PpDM. 10 minutos

A Convenção de Istambul – Leonor Valente Monteiro (10 m)

–  Principales Conclusiones del Informe de la Convención de Estambul. PpDM. 10 minutos

• 10.45h-11.15h: Desayuno
  • 11.15h-11.30h: El Valor del trabajo en Red (empresa: Social&Tech)
  • 11.30h-13.30h: Creación Laboratorio de Innovación Social. Creación de Grupos y Dinámicas para la Generación de Ideas para detectar procesos y elementos para Mejorar la Intervención con Mujeres Víctimas.
  • 13.30h Clausura/ encerramento IMEX e PpDM

*a confirmar

Data:
22 Dezembro, 2017
Hora:
Evento Categoria:

Organizador

ESCUELA DE HOSTELERÍA Y AGROTURISMO DE EXTREMADURA (ESHAEX)
Av. del Río, 06800
Mérida, Badajoz, Spain