Carregar Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já decorreu.

Debate – A questão é: Deve a prostituição ser legalizada?

28 Abril, 2017 @ 17:00 - 20:00

debate-porto

A última grande questão a que a SdDUP vai procurar responder-te é sobre a legalização da prostituição, num evento muito especial em parceria com a Confraria Vermelha Livraria de Mulheres.

No Pólo Zero nos dias 28, 29 e 30 de abril vai acontecer a Vozes de Mulheres – Feira do Livro. Três dias com atividades certamente muito interessantes, nas quais a SdDUP estará envolvida e como começar melhor do que com mais um debate de “A questão é…”! Este debate funciona num esquema de 4 equipas mistas de estudantes e especialistas no assunto.

Horário – 28 de abril:
15h00 | Cerimónia de Abertura da Vozes de Mulheres – Feira do Livro e atuação da Legislatuna
17h00 | Mesa Redonda: A prostituição
18h15 | Coffee Break e Anúncio da moção
18h30 | Debate + Perguntas da assistência
20h00 | Sessão de encerramento do 1º dia da “Vozes de Mulheres – Feira do Livro”

A Feira Vozes de Mulheres tem como ponto de partida os direitos humanos e valorizar as contribuições das lutas e iniciativas realizadas para a sua aplicação, defesa e transmissão; Ao mesmo tempo que avalia a situação particular das mulheres ao respeito, propondo desafios necessários numa sociedade global que ainda sustenta e legitima elevados graus de violência de género contra a mulher e que nega os direitos humanos básicos como alimentação, prazer sexual e saúde, entre outros.

A Feira Vozes de Mulheres procura situar o livro e a oralidade como componentes centrais de transmissão e defesa dos direitos humanos por parte das mulheres, através do objeto livro e da metodologia das “bibliotecas humanas” que implicam a possibilidade de estabelecer uma forma de partilhar livros e “mulheres-livro” assim como explorar as suas páginas através da leitura e da conversa livre.

A debater sobre a prostituição estarão:

Leonor Valente Monteiro, Advogada, Juíza Social na Comarca do Porto e Membro Vogal da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, é a primeira convidada confirmada para o debate da próxima sexta feira, no Pólo Zero!

A cronista da plataforma Capazes é especialista em Igualdade de Género e Violência doméstica pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género sob a tutela da Presidência do Conselho de Ministros), Formadora, Coordenadora Geral da Associação Projecto Criar e Membro da Direção Regional do Norte da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

Sandra Benfica, coordenadora e membro da Direção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), e de projetos como o «Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios», é mais uma das convidadas confirmadas para o próximo debate de sexta feira, no Pólo Zero!

A ativista centra-se no desenvolvimento de ações de sensibilização, informação e prevenção de fenómenos como a prostituição e tráfico de seres humanos enquanto parte desta complexa realidade.

Manuel Carlos Silva é licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e em Sociologia pela Universidade de Amesterdão, onde se doutorou, em 1994, em Ciências Sociais, Culturais e Políticas. Vamos poder contar com a sua presença amanhã, durante a tarde no Pólo Zero!

Professor catedrático em Sociologia na Universidade do Minho e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) entre 2002 e 2014, as áreas de investigação e publicação têm incidido sobre o rural-urbano, a política, o desenvolvimento, as desigualdades de classe, étnicas e de género.


Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) em 2010-2012 e (co)organizador de vários congressos nacionais e internacionais, foi distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra “Resistir e adaptar-se. Constrangimentos e estratégias camponesas no Noroeste de Portugal”, Porto, Afrontamento, avaliada por Júri Internacional como melhor obra em Ciências Sociais entre 1994 e 1996.

Ana Sofia Fernandes tem formação em Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento, é formadora certificada em igualdade de género e vai estar connosco amanhã no debate sobre a legalização da prostituição no primeiro dia da Vozes de Mulheres – Feira do Livro :)

É secretária geral da plataforma portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e representa Portugal no Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres, por nomeação da PpDM. É também presidente da EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento, uma das organizações que integram a PpDM. Trabalhou no Instituto Europeu para a Igualdade de Género entre 2010 e 2015.

Fernando Bessa Ribeiro é mais um dos convidados d’A Questão é de amanhã!

Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, publicou 26 artigos em revistas especializadas, 22 capítulos de livros e tem 14 livros publicados. Atua na área das Ciências Sociais, nomeadamente Sociologia. Nas suas atividades profissionais, interagiu com 42 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
Licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade Portucalense Infante Dom Henrique; fez mestrado em antropologia na Universidade do Minho e doutorou-se em Ciências Humanas e Ciências Sociais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A última oradora convidada é Isabel Soares :)

Trabalha desde 2008 na APDES nos projetos e iniciativas relacionadas com o trabalho sexual e com a população que exerce trabalho sexual. Em particular, coordena a equipa de proximidade Porto G, desde 2012 e, de 2012 a 2015, foi a coordenadora nacional do Projeto Indoors – Empowerment and skill building tools for national and migrant female sex workers working in hidden places.
Licenciada em Psicologia na área de Comportamento Desviante pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, estagiou na Associazione on the Road (Itália) no âmbito do trabalho sexual, das migrações e do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual. Desenvolveu o estágio curricular na área da violência doméstica no Gabinete de Estudos e Atendimento à Vítima da FPCEUP.

 

Detalhes

Data:
28 Abril, 2017
Hora:
17:00 - 20:00
Site:
https://www.facebook.com/events/306601916439560/

Organizador

Confraria Vermelha Livraria de Mulheres & Sociedade de Debates da Universidade do Porto

Local

Polo 0
Passeio dos Clérigos, Rua São Filipe de Nery 87
Porto, 4050-546 Portugal
+ Mapa Google