Peça “Se te ama não te agride” apresentada por grupo de jovens no espaço Olímpico

Violencia_noNamoro

No passado dia de 31 de março, às 19h, no espaço Olímpo da Associação Recreativa Cazambujal, foi feita a apresentação do espetáculo “Se te ama,não te agride”. Uma peça com encenação de Rafael Moraes (voluntário da PpDM) e estruturada pelos jovens do Projeto Percursos Acompanhados (do CESIS) com o tema da violência no namoro. Através do teatro social, deram voz, corpo e expressão a um problema já presenciado por eles.

Desde o dia 23 de fevereiro, um grupo de jovens do Projeto tem participado, às segundas e quintas-feiras entre as 17h e as 19h, num grupo de teatro. Este desafio foi lançado ao CESIS pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, no âmbito do relatório comemorativo dos 20 anos da plataforma de Ação de Pequim e do projeto ‘Conquistas de igualdade’. Como pretendemos chegar não só a especialistas mas à população em geral, tiveram a ideia de apresentar os resultados desse estudo de modo mais dinâmico sob aforma de teatro e de serem jovens a representar para causar ainda mais impacto.

Daniela Tavares, menbro do grupo a desenvolver o projeto  contou-nos: “Somos 7 neste momento e estamos a aprender a fazer teatro social! As sessões estão a ser dinamizadas por um voluntário da PpDM, o Rafael. Já desenvolvemos várias técnicas deste tipo de teatro e aprendemos como fazê-lo. Trabalhamos as expressões, a colocação e o tom de voz, a postura, a concentração. Fazemos jogos relacionados com o teatro,para trabalhar a memória, a confiança, a concentração, o olhar para nós e para os outros, entre outros. Estamos a trabalhar o tema da “violência no namoro” e todas as semanas fazemos pequenas representações do que é para nós a violência de um modo geral. Assim, conseguimos chegar à violênciano namoro e partilhar em grupo o que ela representa para cada um de nós. Pessoalmente, estou a gostar bastante de experiência, devido às coisas que estou aprender, pela forma como as sessões são desenroladas, pela partilha que existe e pelas competências que aqui consigo desenvolver ligadas ao teatro.”

Deixe um comentário