Tomada de Posse no Conselho Económico e Social

A Cerimónia de Tomada de Posse para o mandato 2022-2026 do Conselho Económico e Social (CES) teve lugar dia 25 de janeiro de 2023, na Sala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) está enquadrada nos Grupos de Interesses no Plenário do CES. A Presidente da PpDM, Ana Sofia Fernandes, tomou posse como Conselheira Efetiva e Alexandra Silva, Coordenadora de Projetos, tomou posse como Conselheira Suplente.

O Programa da Cerimónia da Tomada de Posse do Plenário do CES incluiu a apresentação do livro “30 Anos de Conselho Económico e Social”, seguido de um debate sobre Diálogo Social e Democracia Participativa, centrado na natureza e funções do CES, que é, simultaneamente, órgão de concertação social e órgão participativo da sociedade civil organizada.

A crescente desintermediação política, agravamento de polarização política e fragmentação da organização do espaço público e democrático através de movimentos inorgânicos desafiam a própria natureza e função do CES e convocam o poder político e a sociedade civil organizada a repensar como o CES pode ser mais eficaz enquanto  instituição anti-polarizadora e intermediadora nas políticas públicas.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres recorda que o método das Audições Públicas criado por Maria de Lourdes Pintasilgo pode contribuir para este objetivo no contexto do CES.

As Audições Públicas são uma metodologia inspirada na que foi utilizada pela Comissão Independente sobre População e Qualidade de Vida (ICPQL) entre 1993 e 1996, uma Comissão constituída no âmbito da Organização das Nações Unidas e presidida por Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), com o objetivo de apresentar um Relatório sobre População e Qualidade de Vida no mundo inteiro.

Caderno Temático 8, O método das Audições Públicas e a formação do Querer Comum. Coleção: Maria de Lourdes Pintasilgo e os Desafios da Sociedade Contemporânea. Edição: Fundação Cuidar o Futuro. Coordenação Editorial: Hermano Carmo

Conheça o pensamento de Maria de Lourdes Pintalsigo e a Fundação Cuidar o Futuro (FCF) – organização-membro da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres – que se inspira na filosofia da Cultura e Ética do Cuidado, e assume o legado de Maria de Lourdes Pintasilgo de promover pontes entre o pensamento e a ação que sejam estruturantes para a melhoria sustentada da Qualidade de Vida e desafiadoras da capacidade de cuidado da humanidade por si própria, pelo planeta e pela existência de um futuro possível.

Leia o artigo de opinião de Miguel Poiares Maduro, personalidade de reconhecido mérito membro do CES.