A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em cooperação com as suas organizações membro sedeadas na Região Centro do país – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), Akto – Direitos Humanos e Democracia, CooLabora, Graal Coimbra, e Associação de Mulheres Séc. XXI – estão a iniciar o Projeto Feminismos no Centro – Capacitação e Mobilização para a Igualdade entre Mulheres e Homens.

A primeira iniciativa pública do projeto traduz-se num seminário de lançamento, que terá lugar no próximo dia 14 de dezembro, em Coimbra, numa iniciativa com o apoio da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, denominado Feminismos no Centro – Conhecer e agir nos territórios”.

Com este seminário pretendemos: (i) apresentar o projeto e envolver aquelas que serão as partes interessadas na implementação da igualdade ao nível local, apresentando e debatendo o contexto internacional em que nos situamos: ODS Agenda 2030: ODS 5 e ODS 11; HABITAT III – Agenda para as Cidades para os próximos 20 anos; manifesto das coordenações nacionais da Europa meridional do Lobby Europeu das Mulheres “Mulheres, Cidades e Territórios”; (ii) bem como nacional, em termos de agenda política para a igualdade ao nível local, num contexto de territorialização das política públicas; (iii) identificar sinergias entre as partes interessadas para a prossecução das atividades previstas no projeto no contexto dos diagnósticos locais neste domínio, bem como de práticas promissoras existentes nalguns municípios

Inscrições a decorrer até 13 de dezembro | Inscrições encerradas |
Local: Palácio Sacadura Botte, Rua dos Coutinhos, Coimbra (perto da Sé Velha)

#FeminismosNoCentro

14h00 – 14h30Registo de participantes
14h30 – 15h00Abertura

António Gomes Ferreira – Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Rosa Reis Marques – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

Alexandra Silva – Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

15h00 – 15h40Agenda 2030 – Cidade 50/50: do global para o local, seguido de debate

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, HABITAT III e Cidades Feministas

Ana Sofia Fernandes – Secretária-Geral da PpDM, Membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres

• O mainstreaming de género ao nível local: princípios e metodologias

Mónica Lopes – Investigadora CES Coimbra

Moderação: Rita Brito – Akto, Direitos Humanos e Democracia

15h40 – 16h00Pausa para café/chá
16h00 – 16h20Feminismos no Centro: apresentação do projeto

Alexandra Silva, Ana Sofia Fernandes, Carlota Bicho

16H20 – 17h40
Mesa Redonda – O projeto Feminismos no Centro e a sua relação com a territorialização das políticas para a igualdade na região Centro, seguido de debate

Rute Castela – Graal Coimbra; Catarina Louro – Associação Mulher Séc. XXI; Margarida Valentim – Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Leiria; Cristina Maximino – Chefe da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal da Covilhã; Sofia Loureiro – Conselheira Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Abrantes; Alexandre Nunes – Chefe de Divisão da Educação e Assuntos Sociais da Câmara Municipal da Figueira da Foz; Ana Paula Santos –  Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

Moderação: Cristina C. Vieira – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e FPCEUC

17h40 – 18h00
Encerramento

João Paiva – Coordenador do Núcleo para a Promoção da Cidadania e Igualdade de Género – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)

Graça Rojão – Presidente da CooLabora

Descarregue o programa aqui.

Comunicação de Ana Sofia Fernandes – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, HABITAT III e Cidades Feministas

Apresentação do projeto Feminismos no Centro

Consulte aqui vários artigos no âmbito do nosso trabalho sobre “Mulheres, Cidades e Territórios”.

Projeto cofinanciado no âmbito da Tipologia 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

2 comentários em “Seminário Feminismos no Centro – Conhecer e agir nos territórios, 14 Dez., Coimbra”

1. Bom Dia
    Na inscrição para o seminário, não estão visíveis os campos de preenchimento do formulário!
    Há outra forma de me inscrever no seminário “Seminário Feminismos no Centro – Conhecer e agir nos territórios, 14 Dez., Coimbra”