PpDM Convida | 19 de maio | Seminário “Centro Europeu do Conselho Internacional das Mulheres”

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e o Centro Europeu do Conselho Internacional das Mulheres (CECIM) convidam à participação no Seminário Centro Europeu do Conselho Internacional de Mulheres em Portugal: passado, presente e futuro que decorrerá a 19 de maio, entre as 14h30 e as 18h30, no Terraço do Graal, Rua Luciano Cordeiro, nº 24, 6º A, 1150-215 Lisboa. 

Inscrição necessária aqui até 17 de maio, e sujeita à disponibilidade do espaço!

O Conselho Internacional das Mulheres (The International Council of Women – ICW), fundado em 1888 em Washington, foi a primeira organização de mulheres a atuar internacionalmente. Inserido na primeira vaga feminista, visava a criação de conselhos nacionais em cada país com vista a fortalecer a luta pela igualdade entre mulheres e homens e contra as injustiças sociais, políticas e económicas cometidas contra mulheres e crianças globalmente.

Em Portugal, o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas foi fundado em 1914 por um conjunto de mulheres que lutavam pelo direito ao voto, à educação, à independência económica, à emancipação e ao abolicionismo do sistema de prostituição. Um feminismo histórico e organizado, que em 1947 o Estado Novo eliminou.

Em 2023, passados 76 anos, Portugal está novamente no ICW com a PpDM, e vamos debater os Direitos das Mulheres.

Transmissão em direto no canal YouTube da PpDM.

O Seminário é enquadrado no âmbito do projeto De Viva Voz II, Por uma ação feminista transformadora. De Viva Voz II visa amplificar as vozes das mulheres que investigam e atuam em prol dos direitos humanos das mulheres, e consolidar um espaço público de reflexão crítica feminista sobre os atuais problemas que afetam as mulheres e os novos e velhos obstáculos à sua igualdade social face aos homens, fomentando o diálogo intergeracional e a memória coletiva do associativismo de mulheres. De Viva Voz II é promovido pela PpDM em parceria com o Centro de Filosofia e Género da SPF, CEMRI da Universidade Aberta e APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e cofinanciado pelo Apoio técnico e financeiro da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género às Organizações não Governamentais de Mulheres, ao abrigo do Decreto-lei n.º 246/98, de 11 de agosto, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 37/99, de 26 de agosto.

4 comentários em “PpDM Convida | 19 de maio | Seminário “Centro Europeu do Conselho Internacional das Mulheres””

  1. Precisamos nos sentir respeitada ao exercer nossos trabalhos dignos como qualquer outro, sem ser violadas pelos assédios de homens que se prestam ainda a tratar as mulheres imigrantes que estão trabalhando aqui em Portugal nos cafés, pastelarias, pizzarias, como vadias, sem valor, sem respeito algum. As mulheres são obrigadas a ouvirem e muitas a serem até tocadas , ameaçadas, ficarem silenciosas para não perderem seus empregos. Absurdo!!! Isso tem que acabar. 99% dos cafés e pastelarias em Estoi, Olhão, Faro, está acontecendo isso aqui em Portugal.

    Responder
    • É lamntável e uma grave violação dos direitos humanos e laborais das mulheres.
      O assédio sexual no local de trabalho não é um crime mas uma contra-ordenação no Código do Trabalho. Há muito que procuramos que seja crime mas estamos longe de tal.
      O que pode ser feito nessas situações:
      – contactar a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Pode apresentar queixa ou pedir esclarecimentos: https://cite.gov.pt/web/pt
      – apresentar uma queixa por discriminação em razão do sexo à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG): https://www.cig.gov.pt/area-servicos/servicos/queixa-por-discriminacao/
      – apresentar uma queixa na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial: https://www.cicdr.pt/queixa
      A PpDM continuará a insistir nas mudanças legislativas e políticas em prol dos direitos humanos das mulheres!

      Responder

Deixe um comentário