Repensar o género enquanto ferramenta histórica: com Joan W. Scott
Joan W. Scott, historiadora feminista norte-americana, é Professora Emérita da School of Social Science do Institute for Advanced Study (Princeton, New Jersey). Em 1986, ao introduzir o conceito de género como ferramenta analítica na investigação histórica, desafiou radicalmente as práticas historiográficas convencionais, sustentando teoricamente a rutura epistemológica provocada pela História das Mulheres.
Nesta entrevista, Joan W. Scott explora o conceito de género enquanto ferramenta analítica, revisitando o seu trabalho publicado ao longo de mais de três décadas. Analisa os retrocessos conservadores nos Estados Unidos da América e avalia criticamente o conceito de interseccionalidade e responde aos desafios colocados pelo movimento #MeToo.
De Viva Voz II: Por uma ação feminista transformadora. Projeto promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) em parceria com o Centro de Filosofia e Género da SPF, CEMRI da Universidade Aberta e APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres.
As visões e opiniões expressas são da responsabilidade das entrevistadas e não refletem necessariamente as da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e parcerias.