Proposta da PpDM para o Orçamento Participativo de 2011-2012 da Câmara Municipal de Lisboa

Proposta nº124: Quiosque da Igualdade
Conhecendo o gosto d@s Lisboetas pelos quiosques e jardins amplamente frequentados, propomos a criação do Quiosque da Igualdade, junto de um Quiosque já existente ,para animação das tardes e noites Lisboetas, subordinada ao tema dos Direitos Humanos, uma vez que é um tema pouco abordado e lapidar para a cidadania. O Quiosque da Igualdade é um projecto aberto à participação de todas as Associações/ONGs de DH/IG com sede em Lisboa.
A temática da Igualdade de Género, como parte inalienável dos Direitos Humanos, como outras, está demasiado confinada a recintos de quatro paredes. Chegou a altura dos Direitos Humanos irem ao encontro das pessoas, de uma forma dinâmica e com proximidade, para que esta temática faça parte do seu quotidiano tal como o café que optam por beber no quiosque do lado.
Propomos a criação de um quiosque temático sobre Igualdade de Género e Direitos Humanos, paralelo a outros de restauração já existentes, gerido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. um espaço de convivência para @s residentes de Lisboa que, juntando o útil com o agradável, disponibiliza rede wireless gratuito criando, para @s estudantes, freelancers e cibernautas, um óptimo espaço de trabalho nos dias de sol e um óptimo espaço de divulgação e sensibilização para as organizações da sociedade civil na área dos direitos humanos e igualdade de género.
Num jardim ou miradouro amplamente frequentado, onde o maior número de lisboetas pode desfrutar da programação e dos serviços do Quiosque. Por ordem de opções: 1) Miradouro São Pedro de Alcântara (Encarnação); 2) Jardim do Príncipe Real (Mercês); 3) Miradouro das Portas do Sol (Santiago)
Para tod@s @s transeuntes que se passeiem pelas tardes e noites Lisboetas, para aquel@s que optam por uma bebida e aperitivos no quiosque vizinho e que passem pelo Quiosque da Igualdade, para tod@s @s interessad@s na animação que o Quiosque proporcionará e na temática que lhe subjaz.
Disponibilizando, em redor do quiosque, mesas e cadeiras, para que as pessoas possam estar comodamente sentadas naquele recinto ao ar livre. Ao disponibilizar ligação gratuita à Internet, através de uma rede sem fios, estaremos a proporcionar a estudantes, trabalhadoras/es e simples cibernautas um espaço onde poderão passar as suas tardes, em vez de confinad@s às suas casas e/ou locais de trabalho. Nesse espaço, estará disponível documentação pertinente e disponibilizada gratuitamente sobre os Direitos Humanos e Igualdade de Género e estará em permanente exibição informação pertinente num ecrã de TV. Um sistema de som permanente passaria música feminista/de intervenção social/do mundo. A animação temática estará a cargo das Associações/ONGs de Direitos Humanos e Igualdade de Género com sede em Lisboa que, cumprindo um calendário acordado entre todas, disponibilizariam os seus recursos neste sentido. A animação dará ênfase às artes, como a performance, o teatro, a música e a pintura.

Encontre a descrição do projecto aqui e segue o desenvolvimento do projecto e particpe no Facebook!

Deixe um comentário