Projeto de voluntariado da PpDM: Casa Aberta em Lisboa

No passado dia 10 de setembro, a sede da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, o Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações, em Lisboa, recebeu cerca de duas dezenas de aspirantes a voluntárias/os, no âmbito do programa de voluntariado inscrito no projeto Tribuna Feminista: Convocar compromissos, integrar direitos e assegurar o diálogo civil estruturado.

Em regime de Casa Aberta, Teresa Silva, Vice-Presidente, e Diana Pinto, técnica de projetos, receberam durante todo o dia, raparigas e rapazes, mulheres e homens, das mais diferentes idades e percursos socioeconómicos, profissionais e académicos, interessadas/os em conhecer e apoiar o trabalho desenvolvido pela PpDM. Das 10h da manhã às 18h da tarde, com snacks, bebidas, sol e solidariedade feminista, abrimos as portas para a participação ativa de todas/os aquelas/es para quem a igualdade entre mulheres e homens é um compromisso e uma missão.

O plano de voluntariado é construído em conjunto entre a PpDM e a aspirante/o a voluntária/o e deverá responder às necessidades e às competências que cada pessoa pretende adquirir. Algumas das pessoas voluntárias participam em projetos, outras/os ajudam-nos a elaborar os nossos folhetos, brochuras e produção gráfica diversa, outras/os apoiam-nos com as suas competências de advocacy e da captação de recursos, inclusive com a catalogação dos livros feministas que compõem a nossa biblioteca.

Assim, a Casa Aberta foi o primeiro passo de um processo de filiação e formação que se antevê longo e duradouro. São várias e diversas as formas de apoio e fortalecimento do trabalho das organização não-governamentais de mulheres, pelo que a distância física ou a disponibilidade intermitente não são impeditivas de contributos ricos. Muito do nosso trabalho tem sido feito com a colaboração dedicada das pessoas voluntárias que têm vindo a compor as nossas fileiras ao longo dos anos, sem as quais tanto do que fizemos no passado seria impossível. Se partilhas dos nossos princípios e desejas contribuir para a realização dos Direitos Humanos das Mulheres e da Igualdade entre Mulheres e Homens, escreve-nos!

Se não tiveste oportunidade de participar, não te preocupes. Em breve organizaremos uma ação similar no norte do país, no Porto. Fica atenta/o às nossas páginas online para saberes mais.

Tribuna Feminista: Convocar compromissos, integrar direitos e assegurar o diálogo civil estruturado, projeto promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com Kvinnefronten | Frente de mulheres da Noruega, apoiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, dinamizado em Portugal pelas Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.

#TribunaFeminista