Connect Europe

Coordenador: Foreningen Nyt Europa (DK)
Ano de candidatura: 2018
Duração do projeto: 01-01-2019 a 30-06-2020
Parcerias: 6 (DE, FI, FR, NL, PL, PT)
Parceiro PT: Plataforma Portuguesa Para os Direitos das Mulheres
Ficha do Projeto: EACEA

19.06.2019 | A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres participa na “Cities for digital rights” em Amesterdão representada pela Joana Pestana, da MA – Mulheres na arquitectura. Mais informação aqui.

17.05.2019 | Debate com candidatas/os ao Parlamento Europeu em Lisboa no âmbito da Campanha “50/50” – Mulheres para a Europa – A Europa para as Mulheres. Mais informação aqui.

21-22.02.2019 | 1ª reunião de parceiros do projeto “Connect Europe”, em Copenhaga.

O primeiro encontro que marcou o início do projeto “Connect Europe” aconteceu em Copenhaga de 21 a 22 de fevereiro de 2019!

O projecto “Connect Europe” visa envolver as cidadãs e cidadãos de 7 países europeus num diálogo construtivo sobre o futuro da Europa e apoiar as várias agendas e valores da UE. O projecto é co-financiado pelo Programa Europa para os Cidadãos da União Europeia e concebido para aumentar a cooperação transnacional na UE. Tal será realizado através de palestras locais, conferências nacionais, campanhas pan-europeias e um evento final. O projeto é liderado por Nyt Europa da Dinamarca com os esforços conjuntos da Aktiivinen Eurooppalainen Kansalainen Suomi Ry – AEKS (Finlândia), Democracy International eV (Alemanha), Stichting Netwerk Democratie (Holanda), Stowarzyszenie Gmin RP Euroregion Baltyk (Polônia), Plataforma Portuguesa para os direitos das mulheres (Portugal) e o Fórum Cívico Europeu.

Na sua reunião inicial, as e os participantes acordaram os detalhes e compilaram os temas e materiais para discussões locais e conferências nacionais. Nyt Europe foi representada por Julie Rosenkilde, Jacob Bjelskov Jorgensen e Troels Knudsen, AEKS foi representada por Marita Modenius, Democracy International por Daniela Vancic e Anne Hardt, Netwerk Democratie por Anne de Zeeuw, Euroregion Baltic por Ms Agata Ludwiczak, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres por Ana Sofia Fernandes e o Fórum Cívico Europeu por Vladimir Sestovic.

No dia 20 de fevereiro de 2019, as e os participantes visitaram o Parlamento dinamarquês e reuniram-se com Mogens Lykketoft. Mogens Lukketoft é deputado do Partido Social-Democrata, ex-ministro das Relações Exteriores e Finanças e ex-presidente da Assembleia Geral da ONU. O deputado Lukketoft abordou temas como a popularidade decrescente da UE, especialmente no Sul da Europa, os referendos à UE e a crise do Brexit, os resultados da política de austeridade, o desenvolvimento sustentável e o potencial da UE. Posteriormente, foram abordadas as várias atividades e campanhas em preparação com vista às eleições para o Parlamento Europeu.

No dia 21 de fevereiro, as e os parceiros debateram os temas das várias conferências nacionais e a gestão do projeto. Cada organização comprometeu-se a organizar um evento relacionado com dos 7 capítulos da Carta Europeia dos Direitos Fundamentais – dignidade, liberdades, igualdade, solidariedade, direitos das e dos cidadãos, justiça e disposições gerais. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres ficou encarregue do capítulo da igualdade, impulsionando a discussão e aprofundamento democrático a este respeito. As e os participantes também abordaram o Corpo Europeu de Solidariedade e eventuais possibilidades da sua otimização no âmbito da implementação do projeto e fecharam o orçamento, acordo de parceria e relatórios de projeto.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres organizará em setembro uma conferência sobre igualdade! Os detalhes serão publicados no nosso site!

Malcare WordPress Security