PpDM convida: Da economia do cuidado à economia púrpura | 5 Mai. 2018

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em colaboração com a  Akto – Direitos Humanos e Democracia, Associação Mulher Séc. XXI, a APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, a CooLabora, a Fundação ADFP e o GRAAL. convidam a participar na sessão informativa “Da economia do Cuidado à Economia Púrpura”, que terá lugar no próximo dia 5 de maio, na Casa da Esquina em Coimbra, entre as 14:30 e as 17:30.

A sessão conta com a participação de Ana Sofia Fernandes – Secretária Geral da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres e Presidente da EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento, Lina Coelho – Professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora no Núcleo de Estudos em Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (CES) e José Soeiro – Deputado à Assembleia da República eleito pelo Bloco de Esquerda, sendo moderada por Ana Costa – membro do Graal.

O contexto:

Cuidar e ser cuidada/o é uma das experiências emocionais centrais das nossas vidas. No entanto, a maior parte das atividades do cuidado ainda recaem sobre as mulheres. A Economia Púrpura apela à construção de uma economia do cuidado que garanta às mulheres e aos homens o direito a um trabalho dignamente remunerado e compatível com as suas responsabilidades cuidadoras.

Esta sessão insere-se no contexto da publicação no âmbito do projeto Feminismos no Centro da brochura #6 “Economia Púrpura” e da discussão em curso na Assembleia da República de vários projetos-lei sobre cuidadores/as.

Os temas em debate:

• A crítica feminista ao modelo económico dominante
  • A invisibilidade do cuidado e os seus reflexos na vida das mulheres e dos homens
  • A economia do cuidado e a importância de políticas públicas que promovam a sua implementação
  • Por uma nova ordem económica: a economia púrpura.

Inscrições até 4 de maio às 19:00 aqui!

Esta sessão é parte integrante do projeto Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a Igualdade entre Mulheres e Homens, coordenado pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em cooperação com as suas organizações membro sediadas na Região Centro do país – Akto – Direitos Humanos e Democracia, Associação Mulher Séc. XXI, Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), CooLabora, Fundação ADFP e Graal.

Mais informação sobre o projeto Feminismos No Centro aqui.

Projeto cofinanciado no âmbito da Tipologia 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu