PpDM convida: Da economia do cuidado à economia púrpura | 11 Mai. 2018
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em colaboração com a Akto – Direitos Humanos e Democracia, Associação Mulher Séc. XXI, a APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, a CooLabora, a Fundação ADFP e o GRAAL. convidam a participar na sessão informativa “Da economia do Cuidado à Economia Púrpura”, que terá lugar no próximo dia 11 de maio, na Coolabora na Covilhâ, entre as 14:30 e as 17:30.
A sessão conta com a participação de Ana Sofia Fernandes – Secretária Geral da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres e Presidente da EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento e Lina Coelho – Professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora no Núcleo de Estudos em Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (CES), sendo moderada por Graça Rojão – Diretora Executiva da Coolabora.
O contexto:
Cuidar e ser cuidada/o é uma das experiências emocionais centrais das nossas vidas. No entanto, a maior parte das atividades do cuidado ainda recaem sobre as mulheres. A Economia Púrpura apela à construção de uma economia do cuidado que garanta às mulheres e aos homens o direito a um trabalho dignamente remunerado e compatível com as suas responsabilidades cuidadoras.
Esta sessão insere-se no contexto da publicação no âmbito do projeto Feminismos no Centro da brochura #6 “Economia Púrpura“.
Os temas em debate:
- A crítica feminista ao modelo económico dominante
- A invisibilidade do cuidado e os seus reflexos na vida das mulheres e dos homens
- Por uma nova ordem económica: a economia púrpura.
Inscrições até 10 de maio às 19:00 aqui!
Esta sessão é parte integrante do projeto Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a Igualdade entre Mulheres e Homens, coordenado pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em cooperação com as suas organizações membro sediadas na Região Centro do país – Akto – Direitos Humanos e Democracia, Associação Mulher Séc. XXI, Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), CooLabora, Fundação ADFP e Graal.
Mais informação sobre o projeto Feminismos No Centro aqui.
Projeto cofinanciado no âmbito da Tipologia 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu