Picnic Feminista: evento de lançamento da Comunidade Púrpura, o programa de voluntariado da PpDM
No passado dia 16 de setembro, a sede da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres encheu-se de cerca de duas dezenas de mulheres feministas interessadas em saber mais sobre a Comunidade Púrpura, o novo programa de voluntariado da PpDM. No Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações, partilhámos duas horas de reflexão feminista, leitura guiada e debate inquisitivo. No final, houve ainda tempo para continuar o convívio e as conversas com snacks e bebidas, sempre ao som de música feminista.
A tarde pretendeu evocar a própria Comunidade Púrpura: um programa de voluntariado que acredita no poder transformativo do coletivo e que pretende potenciar a sua força, solidificando e formalizando muito do apoio que já nos era oferecido por feministas comprometidas informalmente ao longo dos anos.
As pessoas voluntárias são um apoio fundamental tanto para a equipa técnica do secretariado permanente da PpDM como para as nossas 29 organizações-membros. Algumas participam em projetos, outras ajudam-nos a elaborar os nossos folhetos e brochuras, outras apoiam-nos com as suas competências de advocacy e da captação de recursos, inclusive com a catalogação dos livros feministas que compõem a nossa biblioteca, ou participam em marchas connosco.
Além de formalizar esse apoio, a Comunidade Púrpura pretende também construir um espaço de reflexão de teorias e práticas feministas, de partilha de experiências e leituras e de aprendizagem mútua e conjunta, com base nos princípios da PpDM e valorizando as diferentes experiências e conhecimentos de todas e todos nós.
Sabe mais sobre o nosso programa de voluntariado e inscreve-te já!
______________________________________________________________________
O programa de voluntariado Comunidade Púrpura e o seu evento de lançamento, o Picnic Feminista, fazem parte do projeto Tribuna Feminista: Convocar compromissos, integrar direitos e assegurar o diálogo civil estruturado. Implementado pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em parceria com a Frente de Mulheres da Noruega Kvinnefronten, o projeto é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s, proveniente da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do Active Citizens Fund/EEA Grants, em Portugal gerido pelo consórcio Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto.