Participa | Inquérito: perceções sobre estereótipos, atitudes discriminatórias e violência contra as raparigas e mulheres

O projeto EUROACE_VIOGEN pretende, através da cooperação transfronteiriça, consolidar um modelo de intervenção e de apoio às mulheres e raparigas vítimas de violência. Para tal, é fundamental conhecer a realidade. Nesse contexto, elaborámos o inquérito sobre perceções sobre estereótipos, atitudes discriminatórias e violência contra as raparigas e mulheres dirigido a:

  • alunas e alunos com idades compreendidas entre os 15 e 19 anos;
  • docentes;
  • auxiliares de ação educativa;
  • pais e mães;
  • outras pessoas da comunidade escolar.

Caso te enquadres nas categorias acima referidas, participa através da resposta ao questionário aqui.

Este questionário encontra-se aprovado pelo MIME – Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar do Ministério da Educação.

Mais damos conta de que uma das atividades deste projeto centra-se na educação para a prevenção da violência contra as mulheres e raparigas, e é particularmente dirigida às comunidades educativas. Esta atividade contempla:

  1. Definição de um protocolo educativo sobre a prevenção da violência contra as raparigas e mulheres, elaborado com base nos resultados do inquérito sobre perceções sobre estereótipos, atitudes discriminatórias e violência contra as raparigas e mulheres;
  2. Desenho de uma campanha de informação sobre a violência contra as raparigas e mulheres dirigido à população jovem bem como implementação de ações de conscientização para jovens e de informação junto de docentes do ensino secundário de ambas as regiões fronteiriças.

Esta atividade é parte integrante do projeto EUROACE_VIOGEN | Cooperação transfronteiriça no combate à violência contra as mulheres, promovido pelo Instituto de la Mujer de Extremadura e que tem como entidades parceiras a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e a Secretaria General de Educación, de la Consejeria de Educación y Empleo de la Junta de Extremadura. Este projeto visa: melhorar a intervenção e a proteção a mulheres vítimas de violência em relações de intimidade através da implementação de mecanismos de cooperação e colaboração entre os dois países; desenvolver instrumentos inovadores de cooperação transfronteiriça. Cofinanciado pelo Programa INTERREG V-A España-Portugal. Mais informação sobre o projeto aqui e aqui.

 

Deixe um comentário