ODS: O que são e como podemos todas e todos contribuir para a sua implementação?
Um conjunto de plataformas e coletivos de organizações da Sociedade Civil, incluindo a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, está a organizar uma consulta pública sobre a implementação dos ODS, e vem convidar todas as organizações e pessoas interessadas a participar no primeiro workshop no dia 2 de maio, às 14h30m, na Fundação Cidade de Lisboa (Rua Campo Grande, n.º 380).
Neste workshop serão debatidas as seguintes questões:
- Qual o papel das organizações da sociedade civil na implementação dos ODS (a nível nacional e regional/local)?
- Que oportunidades, desafios e necessidades locais e regionais podem contribuir para a implementação dos ODS?
- Que responsabilidades/compromissos devem existir nas relações entre (agentes dos) países desenvolvidos e (agentes dos) menos desenvolvidos?
A perspetiva universal da Agenda 2030 torna-a verdadeiramente global e apela ao envolvimento de todos os países, organizações e de todas as pessoas e comunidades. Para que isso seja possível será necessário clarificar de que modo esta agenda global se irá cruzar com os objectivos e metas definidas por outras agendas sectoriais que a nível nacional, europeu e mundial já se encontram em planificação ou em execução há mais tempo. Só assim a Agenda 2030 será verdadeiramente de todas/todos e para todas/os.
Assim, esta consulta pública tem por objetivos:
(i) Promover uma reflexão sobre a Agenda 2030 e os ODS, contribuindo para a sua apropriação por parte das Organizações da Sociedade Civil e de outras/os participantes nos Workshops.
(ii) Mapear prioridades, necessidades de intervenção e oportunidades relativamente à implementação dos ODS a nível nacional/local.
(iii) Recolher contributos para a elaboração de recomendações dirigidas ao Governo relativamente à operacionalização da Agenda 2030.
(iv) Recolher contributos para a construção de um plano transectorial da Sociedade Civil de âmbito nacional, que mobilize os diferentes tipos de organizações da sociedade civil na concretização dos objectivos e medidas previstas na Agenda 2030.
Mais informação na nota concetual, no convite e inscrições aqui.
A igualdade de género e o empoderamento das mulheres, raparigas e meninas estão no centro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Sabe como aqui.