O Lobby Europeu de Mulheres lança hoje um vídeo da campanha para acabar com a prostituição, apelando para uma mudança de perspectiva

“Se eu tivesse que ter relações sexuais dez vezes por dia com desconhecidos para poder ganhar a vida, a partir de que vez me sentiria agoniada? Por certo, logo a partir da primeira vez!”, conclui a voz no fim do vídeo provocador hoje lançado pelo Lobby Europeu de Mulheres (LEM). Este vídeo é parte integrante da campanha do LEM para acabar com a prostituição na Europa; é nosso entender que a prostituição é uma forma de violência contra as mulheres.

O vídeo, de um minuto, é obra da realizadora francesa, Frédérique Pollet Rouyet e do realizador belga, Patric Jean, autores do documentário “La domination masculine” muito apreciado pel@s critic@s. No vídeo, um fluxo constante de mulheres visita um jovem prostituto, deixando dinheiro em cima da mesa em troca da sua submissão aos desejos sexuais das mulheres. “Estamos a apelar para um momento de reflexão e de empatia” diz Patric Jean. “Estamos a pedir @s espectadores que se imaginem a si própri@s no lugar duma pessoa que se prostituí, ficando com o sentimento de estar a arrendar o seu próprio corpo e a sua própria sexualidade em troca de dinheiro. Se face a esta realidade evidente da prostituição, se sentirem desconfortáveis ou ainda pior, devem tomar uma posição em seu desfavor, manifestando-se contra.”

A campanha do LEM, intitulada “Junt@s por uma Europa livre da prostituição”, apela às pessoas, aos governos nacionais e à União Europeia que tomem medidas concretas visando o termo da tolerância social generalizada da exploração sexual e económica das pessoas que se prostituiem e que são, na sua maioria, mulheres. “Na óptica dos membros do Lobby Europeu de Mulheres, o sistema da prostituição representa o acentuar das desigualdades, onde a violência e a opressão são mal disfarçadas pela imagem de igualdade que possa ocorrer numa troca comercial” diz Rada Boric, membro de Executivo do LEM, uma organização que representa mais de 2500 associações de mulheres em 30 países.

Associações que trabalham com mulheres que se prostituem e sobreviventes do sistema da prostituição partilham a opinião e referem que a desigualdade estrutural entre mulheres e homens é a razão basilar da prostituição. “A sociedade tem a obrigação de encontrar alternativas para todas as mulheres, possibilitando-lhes uma vivência digna e evitando a sua queda na prostituição,” insiste Pascale Rouges, uma sobrevivente da Bélgica.

Uma série de relatórios oficiais e de estudos académicos sustentam esta áspera avaliação. Segundo os Serviços Internos da Grã-bretanha, cerca de 95% das mulheres que se prostituem na rua são consumidoras de droga. Nove em cada dez mulheres que se prostituem querem sair da prostituição mas sentem-se incapazes de o fazer . Na Holanda, onde o lado da procura foi descriminalizado em 2000, em 2008, cerca de 90% das mulheres que trabalham em bordeis eram vítimas de tráfico de seres humanos . Um estudo internacional revelou que 62% das mulheres na prostituição relataram terem sido violadas e 68% destas apresentam sintomas de stress pós-traumático na mesma ordem que vítimas de tortura .

“Estou muito satisfeito que o LEM tenha tido a coragem e a previdência para dar início a uma campanha desta natureza”, disse Sr. Proinsias de Rossa, Deputado do Parlamento Europeu. “Está na hora de abrirmos os olhos para a realidade da prostituição nas nossas sociedades e para a sua incompatibilidade absoluta com os valores da igualdade de género e da dignidade humana, valores esses que a União Europeia defende e aos quais se encontra legalmente vinculada”.

O vídeo está disponível em todas as línguas europeias e é um dos instrumentos integrantes da campanha de sensibilização lançada hoje pelo LEM. Encontra-se, também, disponível no site do LEM – www.womenlobby.org – um formulário de compromisso pessoal de tomada de posição contra a prostituição e de apelo aos governos e instituições europeias para que tomem medidas concretas de acção.

—————————————————————————————————————————
Para mais informação, entrevistas, materiais visuais ou de enquadramento, por favor contacte a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, através do email plataforma@plataformamulheres.org.pt ou do telefone 213802160.
O Lobby Europeu de Mulheres (LEM) é a maior organização umbrela de associações de mulheres na União Europeia. O LEM trabalha na promoção dos direitos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens. Os seus membros são organizações dos 27 Estados-membro e dos 3 países candidatos e, ainda, 21 organizações de âmbito europeu; representa, desta forma, mais de 2500 organizações.

Deixe um comentário