Mulheres e raparigas afegãs: solidariedade das associações de mulheres

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres congratula-se com as manifestações de solidariedade com as mulheres e raparigas afegãs e com a ampla aceitação na sociedade portuguesa do apelo que fizemos ao governo português para conceder asilo político a todas as mulheres afegãs e a suas/seus filhas/filhos menores que queiram refugiar-se no nosso país. Também ontem, em antecedência à videoconferência extraordinária de Ministras/os dos Negócios Estrangeiros de balanço da situação no Afeganistão, convocada pelo Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança da UE, Josep Borrell, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres conjuntamente com várias organizações enviaram mensagens de apelo.

Por toda a Europa multiplicam-se as manifestações de solidariedade e os apelos das organizações de mulheres, desde logo do Lobby Europeu das Mulheres, a maior associação de mulheres da UE, de que a PpDM constitui a coordenação nacional, assim como das suas coordenações do Chipre, Croácia e Itália, e dos seus membros europeus, a Liga Internacional para a Paz e Liberdade e a Rede Europeia de Mulheres Migrantes.

Para além da leitura da análise e da posição da ENoMW – Rede Europeia de Mulheres Migrantes sobre a situação das mulheres e raparigas afegãs, que convidamos a ler aqui, esta organização vai promover, também, no dia 28 de agosto, às 15h30 (hora de Portugal) um evento online intitulado STAND UP FOR AFGHAN WOMEN. Inscrevam-se aqui!

No próximo sábado, dia 21 de agosto, às 19h na Avenida dos Aliados, no Porto, a Liga Feminista do Porto, organiza a concentração: Solidariedade com as mulheres afegãs – em repúdio contra a chacina talibã e em apelo para que o governo português conceda asilo político a todas as mulheres afegãs e às suas filhas e filhos menores que queiram refugiar-se no nosso país.