Mobiliza-te Contra o Sexismo: Protocolo PpDM e ACM

No contexto do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo foi assinado um Protocolo de cooperação entre a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e o Alto Comissaridao para as Migrações (ACM).

Este Protocolo surge no sequimento das várias ações realizadas em 2020 e 2021, nomeadamente 5 ações de conscientização sobre o sexismo na perspetiva das mulheres e raparigas imigrantes e descendentes (artigo aqui e aqui), 3 ações de conscientização Eu ESCOLHO mobilizar-me contra o sexismo, com o Programa Escolhas, de que resultou o desafio colocado aos projetos Escolhas que foi amplamente realizado pelas/os jovens e crianças associadas aos projetos Escolhas, e a associação à campanha online Sexismo: Repara nele. Fala dele. Acaba com ele.

O Protocolo estabelece também um conjunto de inicativas a realizar em 2022, em concreto:

• Disseminação dos materiais impressos da campanha pelos CLAIM, Gabinetes de Apoio às Vítimas e junto das associações de pessoas ciganas, imigrantes e refugiadas;
  • 2 ações de conscientização sobre o sexismo na perspetiva das mulheres e raparigas migrantes dirigidas às associações de pessoas ciganas, imigrantes e refugiadas;
  • 1 ação de conscientização sobre o sexismo dirigida ao Núcleo de Apoio à Integração das Comunidades Ciganas, Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados, Departamento de Apoio e Assistência Migratória, e Núcleo de Ligação às Associações;
  • Construção de um desafio na área da igualdade para os projetos do Programa Escolhas.

Juntas e juntos mobilizamo-nos contra o sexismo e garantimos a vivência numa sociedade igualitária para mulheres e homens, raparigas e rapazes, independemente da sua nacionalidade, pertença étnico-cultural, território de origem e território de habitação.

Este protocolo será mais uma oportunidade para darmos a conhecer a Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo bem como o projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo que temos estado a desenvolver em Portugal.

Conheça o vídeo da Campanha, com tradução em Língua Gestual Portuguesa, aqui. Visite o site do Conselho da Europa (CoE). Siga-nos no Facebook e no Instagram

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo