Mobiliza-te Contra o Sexismo no Encontro XL do projeto NAMORArte+ na Colegã

No passado dia 13 de julho, uma representante da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Diana Pinto, participou no Encontro XL na Golegã, em Santarém, no âmbito do projeto NAMORArte+.

O projeto é promovido pelo Graal (CIG/POISE/Portugal2020), organização-membro da PpDM, um movimento internacional de mulheres, nascido na Holanda em 1920 e em Portugal desde 1957. Hoje, está presente em vinte países, nos cinco continentes, tendo como missão construir uma cultura do cuidado. O projeto NAMORARArte+ surge na continuação da intervenção do Graal na área da violência no namoro, que data de 2010. Esta edição, à semelhança de anteriores, pretende contribuir para prevenir e combater a violência no namoro e promover a igualdade de direitos e oportunidades entre raparigas e rapazes. Os seus objetivos dispõem-se em quatro âmbitos:

  • Tomada de consciência dos contornos, da gravidade e das consequências dos problemas da discriminação e da violência no namoro;
  • Desconstrução de preconceitos e estereótipos sexistas;
  • Questionamento e transformação de atitudes e discursos culturais que legitimam e desculpabilizam comportamentos violentos;
  • Conhecimento sobre como agir face a situações de discriminação e violência no namoro.

O encontro inseriu-se na linha de ação do projeto, que se baseia em ações de sensibilização, recorrendo a diferentes formas de expressão, arte, jogos, filmes, debates, incentivando o diálogo, a partilha de experiências e a reflexão em grupo.

O encontro XL, que teve lugar de 12 a 13 de julho, contou com a participação de cerca de trinta jovens, com idades entre os 15 e os 25 anos, no centro do Graal, na Golegã. Um espaço comunitário, verde e embelezado por décadas de história, onde as e os jovens participaram ativamente nos diversos momentos de reflexão e discussão.

A ação de conscientização administrada pela PpDM levou até à Golegã o projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo, no âmbito da disseminação da Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo. Contextualizou-se, assim, a violência no namoro no continuum alargado da violência contra mulheres e raparigas, sustentada e justificada pelos estereótipos e os papéis sexuais que pressupõem o sexismo. Esse esforço de alargamento do espectro, desde o particular ao sistémico, permitiu às e aos jovens inserir o fenómeno da violência nas relações de intimidade dentro da maquinaria maior da discriminação com base no sexo – refletindo entre si sobre que ações poderão tomar para confrontá-la. Debateu-se, ainda, os contornos particulares que esta violência toma no on-line e os desafios e perigos que a desregulação das plataformas digitais representam para as e os jovens, assim como papel do ativismo jovem e das organizações de mulheres e da juventude no seu combate.

Deixe um comentário