Mobiliza-te contra o sexismo, juventude e discriminações múltiplas: webinário Igualdade na Juventude

A 15 de dezembro, a convite do Alto Comissariado para as Migrações e do Programa Escolhas, a PpDM participou no Webinário Igualdade na Juventude: Boas práticas e reflexões para o futuro. Esta foi mais uma oportunidade para darmos a conhecer a Recomendação do Conselho da Europa CM/Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo bem como o projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo que temos estado a desenvolver em Portugal.

Neste contexto apresentámos, em conjunto com Davide Santos do Programa Escolhas, os principais resultados do desafio que foi particularmente bem acolhido pelos projetos Escolhas – no total, foram envolvidos 60 projetos, alcançando 726 crianças e jovens. O desafio consistiu na re-escrita de letras de músicas sexistas pelas crianças e jovens. Foram re-escritas 50 músicas que muito beneficiam deste trabalho criativo – afinal para se ser inclusiva/o e não sexista basta querer-se.

Neste webinário ficamos também a conhecer:

• com Teresa Vaz, o potencial criativo e artístico das crianças e jovens participantes em projetos Escolhas através dos vários poemas escritos sobre a igualdade e da apresentação do E-book.
  • com Conceição Pereira, o trabalho que é realizado e promovido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude em iniciativas que cruzam o voluntariado jovem e a igualdade.
  • com Vera Fonseca, o trabalho realizado pelo ACM em prol da igualdade interseccional, nomeadamente a transversalização da igualdade entre mulheres e homens patente nas várias iniciativas que constam do Plano Anual para a Igualdade.
  • com Rui Dinis e Salete Lemos, o trabalho que o Programa Escolhas tem realizado assente nas discriminações múltiplas que afetam crianças e jovens dos projetos Escolhas e cujos exemplos podemos encontrar nesta Toolbox do Programa Escolhas.

No encerramento deste webinário, Francisco Neves, Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade, destacou o desafio “Eu ESCOLHO mobilizar-me contra o sexismo” e a campanha do Conselho da Europa “Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele” como boas práticas a fomentar. Referiu ainda que para se elevar o debate em torno da igualdade e das discriminações múltiplas será sempre relevante implementar parcerias convergentes com outros organismos públicos mas também com organizações da sociedade civil.

Retomando o que está na Recomendação,

Reconhecer, incentivar e apoiar, a todos os níveis, o trabalho das organizações da sociedade civil relevantes, em especial as ONG que se ocupam das mulheres, que combatem ativamente o sexismo em todos os domínios (nomeadamente os referidos na Secção III infra) e estabelecer uma cooperação eficaz com essas organizações. (§ I.A.5.)