Mobiliza-te Contra o Sexismo! Com as associações de mulheres da PpDM

Realizou-se hoje, dia 8 de outubro, a a mesa redonda virtual Mobiliza-te Contra o Sexismo! com as associações de mulheres da PpDM, com a participação de 15 representantes de 9 organizações membro da PpDM. Esta foi uma iniciativa conjunta da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no quadro da parceria da CIG no Projeto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo! que, em Portugal, é coordenado pela PpDM.

A mesa redonda contou com a participação de representantes da Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), Associação de Mulheres Séc. XXI, Graal, Associação de Mulheres Cabo-verdianas na Diáspora em Portugal (AMCDP), Associação Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal, CooLabora, Cooperativa SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, EOS – Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento e Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social.

Este evento teve o propósito de aprofundar o conhecimento e a operacionalização da Recomendação, nomeadamente complementando sinergias entre o trabalho e as iniciativas em curso das várias organizações e potenciando a divulgação da Recomendação do Conselho da Europa Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo, através da campanha Repare nele, Fale dele, Acabe com ele!

O compromisso em matéria de prevenção e de combate ao sexismo faz parte do ADN destas organizações. E não é de agora.

Estas são organizações que todos os dias trabalham para assegurar que os direitos humanos de todas as mulheres e raparigas são cumpridos. São organizações que desde há muito tempo promovem o debate público sobre a prevalência do sexismo e as suas manifestações nas diversas esferas de intervenção e procuram encontrar e implementar as respostas possíveis a dar a este fenómeno, em cada contexto e em cada organização. São, ainda, organizações que têm relações privilegiadas com muitas outras organizações, desde câmaras municipais, escolas, universidades, empresas, associações de outra natureza, meios de comunicação social, hospitais, centros de formação, redes várias, entre outras.

Há séculos que as mulheres e as raparigas são alvo de discursos de ódio, de atitudes discriminatórias e de práticas sexistas. Chegou o tempo de dizer #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Todas juntas seremos capazes de combater e pôr fim ao sexismo que existe em Portugal e na Europa!

Esta foi uma das várias iniciativas do projeto em curso em Portugal, como a no ensino superior e na educação.

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Para saber mais sobre o projeto ver aqui. Para conhecer a campanha ir aqui.

Mobiliza-te Contra o Sexismo, um projeto em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres e financiado pelo Conselho da Europa

3 comentários em “Mobiliza-te Contra o Sexismo! Com as associações de mulheres da PpDM”