Mobiliza-te Contra o Sexismo! Ação de conscientização online em parceria com o ACM

Realizaram-se no dia 27, 28 e 30 de Abril ações de conscientização online no âmbito do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo!, dinamizada pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) em parceria com o Alto Comissariado das Migrações (ACM).

 

 

 

 

 

 

As ações contaram com a participação de 65 profissionais (56 mulheres e 9 homens) do ACM, de Câmaras Municipais e de outras associações de vários pontos do país. Estas ações visaram aprofundar o conhecimento e a operacionalização da Recomendação do Conselho da Europa Rec (2019)1 Prevenir e combater o sexismo, nomeadamente junto das e dos profissionais que trabalham diretamente com mulheres e homens migrantes, refugiadas/os e/ou pertencentes a grupos étnico-culturais. Foram discutidas as experiências de cada profissional no trabalho que desenvolvem junto destas comunidades e, em conjunto, pensaram-se formas de combater o sexismo ao nível institucional, nomeadamente a construção de linhas orientadoras ou códigos de conduta, mas também na esfera privada, sempre numa perspetiva de transversalização da igualdade entre mulheres e homens com enfoque nas discriminações múltiplasO associativismo de mulheres foi também abordado como algo importante a fomentar.

A formação das e dos profissionais de organismos públicos é fundamental na prevenção e no combate ao sexismo. Perceber as suas dificuldades e contributos é essencial para a criação de sociedades mais igualitárias e conscientes das discriminações múltiplas.

Estas ações vão ao encontro do que se encontra presente na Recomendação quanto a medidas dirigidas ao setor público, nomeadamente:

“Garantir a formação dos trabalhadores e das trabalhadoras de setor público sobre a importância de comportamentos não sexistas no contacto com o público e com os e as colegas de trabalho. A formação deve começar pela definição de sexismo, suas possíveis manifestações e formas de desconstruir estereótipos e preconceitos de género, e incluir formas de reagir a tais manifestações.” (II.E.4)

Saiba mais aqui. Conheça o vídeo da Campanha, com tradução para Língua Gestual Portuguesa,  aqui. Visite o site do Conselho da Europa (CoE).

Siga-nos no Facebook e no Instagram #AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

1 comentário em “Mobiliza-te Contra o Sexismo! Ação de conscientização online em parceria com o ACM”

Deixe um comentário