Juventude e igualdade: comunidades ciganas

No passado dia 23 de junho, pelas 16h30, o Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (CJL) apresentou a sua primeira publicação intitulada “Juventude e Igualdade: Comunidades Ciganas“, numa autoria conjunta com a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE).

Esta é uma obra resultante dum desafio lançado pelo CJL à REDE e que aborda a temática da Juventude, das Comunidades Ciganas e a Igualdade de Género, a história da comunidade cigana, a sua origem, a cultura e tradições, bem como alguns princípios, conceitos gerais e dinâmicas de educação não formal para a promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade de Género.

A apresentação deste livro foi antecedida pela Tertúlia “Juventude e Igualdade: Comunidades Ciganas”, sobre a temática da educação, formação e empregabilidade das jovens mulheres ciganas, onde foram partilhadas experiências e apresentadas as conclusões do workshop que foi dinamizado pela REDE com jovens mulheres dos projetos Dare to Dream! e EmPoderar ao longo da manhã daquele dia.

Para além da apresentação da obra, esta iniciativa assinalou o Dia Nacional das Comunidades Ciganas que se celebra em Portugal a 24 de junho, e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres esteve representada pela Alexandra Silva e pela Ana Sofia Fernandes.

A obra “Juventude e Igualdade: Comunidades Ciganas“, está disponível no Centro Maria Alzira Lemos | Casa das Associações, no Alvito.