Juntas/os levamos a Educação para o Desenvolvimento mais longe

Realizou-se hoje, 12 de maio de 2021, uma reunião das ESPA (Entidades Subscritoras do Plano de Ação) da ENED (Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento), que contou com a participação de 20 representantes (15 mulheres e 5 homens) de entidades públicas e da sociedade civil organizada, entre as quais a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

Sérgio Guimarães, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua referiu que o processo que conduziu à atual ENED bem como o trabalho colaborativo que se tem mantido entre as ESPA foi reconhecido como uma boa prática pela Europa. Informou ainda que em breve será lançada um novo Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa na sequência do termo do Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa, 2014-2020, que assenta em 3 áreas: cooperação para o desenvolvimento; ajuda humanitária; educação para o desenvolvimento. O processo de consulta aos vários Ministérios bem como às organizações da sociedade civil decorrerá muito em breve.

Foi ainda lançado um mecanismo de financiamento de atividades das ESPA a fim de reforçar o trabalho colaborativo e pedagógico entre as ESPA.

Stéphane Laurent, do CIDAC, em representação da Comissão de Acompanhamento da ENED, lançou o repto para que as várias ESPA se envolvessem no grupo de reflexão sobre monitorização e avaliação da Educação para o Desenvolvimento (ED), tendo em consideração que se quer medir o impacto das intervenções em ED.

O excelente trabalho que tem sido feito entre entidades públicas e da sociedade civil organizada, quer no desenho da ENED quer na sua implementação, revela em particular a mais-valia do trabalho em parceria estreita. Tal será, por certo, adotado no desenho do novo Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa e nós, PpDM, temos todo o interesse e motivação para assim continuarmos.

Deixe um comentário