Já conhecem o projeto “Feminismos no Centro”?

A Delas.pt deu destaque ao projeto “Feminismos no Centro” no passado dia 31 de março. O artigo está disponível aqui.

O projeto ‘Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a igualdade entre mulheres e homens’ visa a capacitação e a mobilização das Organizações Não-Governamentais promotoras dos direitos humanos das mulheres (ONGDM) da Região Centro para a apropriação de instrumentos internacionais e nacionais de direitos humanos das mulheres e promotores da igualdade, bem como a sua transposição a nível local.

Tem por finalidade localizar as agendas e compromissos internacionais e nacionais visando o empoderamento das mulheres e das suas organizações representativas, bem como contribuir para o aumento da capacidade de influência das ONGDM junto dos órgãos de poder local, regional e nacional e de outras organizações.

Paralelamente, este projeto irá contribuir para o reforço estrutural da PpDM e das suas organizações membros com sede ou intervenção na Região Centro, bem como de outras que se possam vir a associar ao Projeto, através da realização descentralizada de atividades, da sedimentação de redes de ONGDM e da capacitação e qualificação de dirigentes, trabalhadoras/es e voluntárias/os mediante o aprofundamento do conhecimento, formal e não formal, em matérias relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens, direitos humanos das mulheres, democracia participativa e cidadania.

Região de intervenção |Centro (Coimbra, Covilhã e Leiria)

Entidade beneficiária |Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres – PpDM, e suas organizações membros da Região Centro: Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), Akto – Direitos Humanos e Democracia, CooLabora, Graal Coimbra, e Associação Mulher Séc. XXI e Fundação ADFP.

Objetivo principal| Capacitar e mobilizar as associações membro da PpDM (ONGDM) da Região Centro para a apropriação de instrumentos internacionais e nacionais de direitos humanos das mulheres e promotores da igualdade, bem como a sua transposição a nível local.

Objetivos |

• Fomentar sinergias entre a PpDM e suas organizações membros da Região Centro, descentralizar a área de intervenção da PpDM bem como fomentar / diversificar formas e meios de relacionamento entre as ONGDM e outras entidades, públicas e privadas, nacionais, europeias e internacionais.
  • Capacitar e mobilizar as ONGDM.
  • Informar sobre os principais instrumentos internacionais e nacionais e aproximar esses instrumentos ao nível local (numa lógica de localização dos instrumentos).
  • Contribuir para o aumento da influência das ONGDM junto dos órgãos de poder.

Resultados esperados |

• Mobilização das organizações da Região Centro para a igualdade entre mulheres e homens.
  • Capacitação das organizações.
  • Apropriação e implementação local de instrumentos internacionais e nacionais de promoção da igualdade entre mulheres e homens e de empoderamento das mulheres e das suas organizações representativas.
  • Incorporação de consulta regular dos órgãos de poder às OGNDM, nomeadamente quanto ao desenho e implementação de planos municipais para a igualdade.

Mais informação na ficha_de_projeto aqui.

Atividades do projeto |

• A 31 de março de 2017, na Biblioteca Municipal da Covilhã, realizou-se a 1ª Sessão InformAtiva ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Localização numa perspetiva de género‘. Nesta sessão aprofundámos o conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a igualdade de género, e como podemos contribuir para a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável integrando a dimensão da igualdade de género.
  • Também a 31 de março de 2017 foi lançada a brochura #1 do projeto Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável numa perspetiva de género.

Capa_brochura1

Com estas reuniões ficámos a conhecer em maior profundidade o trabalho em prol da igualdade entre mulheres e homens realizado pelas Câmaras Municipais de Leiria e de Coimbra. Partilhámos resultados de projetos e de experiências anteriores e, com os olhos postos no futuro, encontrámos pontos comuns de interesse, em particular ao nível da localização das agendas internacionais promotoras do empoderamento das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens, e do planeamento urbano inclusivo da dimensão da igualdade entre mulheres e homens. Alexandra Silva, Presidente da PpDM

IMG_3234 IMG_1994 Foto_CMCovilha2

Brevemente serão firmados protocolos de cooperação entre as Câmaras Municipais de Leiria e de Coimbra, a PpDM e as organizações membros da Região Centro, aprofundando o projeto Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a igualdade entre mulheres e homens nos municípios de Leiria, de Coimbra e da Covilhã. Para mais informação, ver o comunicado à imprensa de Coimbra e da Covilhã.

• A 14 de dezembro de 2016 arrancou publicamente o Projeto com o Seminário “Feminismos no Centro: Conhecer e agir nos territórios”. Foi apresentado o projeto e centrámos o debate no contexto internacional –  ODS Agenda 2030: ODS 5 e ODS 11HABITAT III – Agenda para as Cidades para os próximos 20 anos; manifesto das coordenações nacionais da Europa meridional do Lobby Europeu das Mulheres Mulheres, Cidades e Territórios” –, e no contexto nacional – agenda política para a igualdade ao nível local, num contexto de territorialização das política públicas. Foi igualmente possível identificar sinergias entre as partes interessadas para a prossecução das atividades previstas no projeto.

Este seminário aconteceu em Coimbra, e contou com a participação de: António Gomes Ferreira – Diretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; Rosa Reis Marques – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Alexandra Silva – Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; Ana Sofia Fernandes – Secretária-Geral da PpDM, Membro do Conselho de Administração do Lobby Europeu das Mulheres; Mónica Lopes – Investigadora CES Coimbra; Rute Castela – Graal Coimbra; Catarina Louro – Associação Mulher Séc. XXI; Margarida Valentim – Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Leiria; Cristina Maximino – Chefe da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal da Covilhã; Sofia Loureiro – Conselheira Municipal para a Igualdade da Câmara Municipal de Abrantes; Alexandre Nunes – Chefe de Divisão da Educação e Assuntos Sociais da Câmara Municipal da Figueira da Foz; Ana Paula Santos –  Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional; João Paiva – Coordenador do Núcleo para a Promoção da Cidadania e Igualdade de Género – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG); e Graça Rojão – Presidente da CooLabora.

Informação completa sobre o seminário, nomeadamente algumas das comunicações apresentadas sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, HABITAT III e Cidades Feministas aqui, e notícia nos media aqui.

Projeto co-financiado no âmbito da Tipologia 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.