Interseções II: Seminário final
A 2ª edição do projeto Interseções: igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento encerrou no passado dia 20 de setembro com o Seminário Final do Projeto Interseções II: igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento, no auditório do Instituto Camões.
Centrado no cuidado e na relação com quem o presta – maioritariamente mulheres e raparigas – e as políticas públicas económicas e para o desenvolvimento, neste Seminário discorremos sobre a invisibilidade das mulheres e os usos do tempo (ou a falta do tempo para as mulheres), sobre a necessidade de valorizar o cuidado numa dimensão individual e coletiva (nas relações pessoais, familiares, laborais e comunitárias) e nos sistemas políticos e económicos; e, finalmente, sobre a inadiável necessidade de alterarmos o nosso modo de vida que explora excessivamente as pessoas, os animais e o planeta. Este debate partiu de Interseções entre a igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento.
O Seminário iniciou-se com a abertura feita por Ana Paula Fernandes, Presidente do Camões – Instituto da Língua e da Cooperação, Lúcia Veloso, Presidente do Conselho Coordenador do Graal, Sandra Ribeiro, Presidente da Comisão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e, através de uma mensagem gravada, Isabel Almeida, Secretária de Estado para a Igualdade e Migrações.
Seguiu-se uma conferência de María Ángeles Dúran, referência mundial nos estudos sobre as mulheres e pioneira da investigação científica sobre o cuidado e o trabalho não pago, moderada por Maria do Céu da Cunha Rego, numa reflexão sobre “Desenvolvimento e invisibilidades: mulheres, cuidado e tempo”.
Regina Tavares da Silva, da Fundação Cuidar o Futuro, revisitou-se o pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo em torno do cuidado e dos contributos para a ação política. E Ana Sofia Fernandes, Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), centrou a sua intervenção na urgente adoção do Pacto Púrpura, uma visão feminista da economia, que nos propõe a construção de uma economia inclusiva para o bem-estar de todas as pessoas, onde é essencial a plena participação das mulheres em todas as áreas da vida, bem como da adoção das recomendações para políticas públicas que constam do Pacto do Cuidado.
No período da tarde, a equipa que desenvolveu o projeto Interseções II apresentou as atividades desenvolvidas entre janeiro e setembro de 2023 bem como os recursos produzidos, entre os quais destacamos:
– Uma brochura digital, disponível online, sobre o Recurso Interseções publicado em 2022, destinada a agentes e profissionais de educação que queiram utilizá-lo. Apresenta uma síntese das ideias-chave dos seis temas tratados no mesmo recurso e evidencia as principais questões abordadas em cada capítulo, sob a forma de seis representações gráficas, uma por página.
– Um vídeo com a duração de 7 minutos. Explica em que consiste e qual o objetivo do Recurso Educativo Interseções. Apresenta testemunhos sobre a aplicação do Recurso por docentes no ano letivo 2022/2023.
Numa mesa redonda, moderada por Sandy Gajeiro, jornalista da Antena 1, debateram-se perspetivas de futuro com Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Plataforma de ONG para o Desenvolvimento, Maria José Neves, da Direção-Geral da Educação, Sérgio Guimarães, do Instituto Camões, e Alexandra Silva, da PpDM.
O Seminário encerrou com palavras de Carlos Teixeira, Presidente da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das ESE (ARIPESE), de José Carlos Sousa, Diretos dos Serviços de Projetos Educativos da DGE, de Teresa Alvarez, da CIG e de Luísa Brito e Cunha, da PpDM.
Uma abordagem corajosa e desafiadora de toda a sociedade é fundamental para reverter o declínio, retomar o caminho correto e quebrar a crescente e enraizada desigualdade entre mulheres, aqui e além-fronteiras. A Educação para a Cidadania e a Educação para o Desenvolvimento são, ou podem ser, ferramentas poderosas para catalisar vontades, aproveitar novas energias e lançar gerações ambiciosas e comprometidas com a realização da igualdade entre mulheres e homens num mundo globalizado. Luísa Brito e Cunha, PpDM
Participaram 79 pessoas (73 mulheres e 6 homens), maioritariamente representantes de entidades públicas como autarquias e ministérios.
O Seminário Final do Projeto Interseções II: Igualdade entre Mulheres e Homens e a Educação para o Desenvolvimento, foi uma das atividades previstas no âmbito desta segunda edição do projeto, que se desenvolveu entre janeiro e setembro de 2023. Este foi promovido no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), desenvolvido conjuntamente pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo Graal em colaboração com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. É financiado pelo Mecanismo de Apoio a iniciativas criado no quadro da ENED 2018‐2022, promovido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.
#InterseçõesIMHED #ENED